Dark Tranquillity traz tour ‘The Character Gallery’ em show único no Brasil
Os suecos do Dark Tranquillity retornaram ao Brasil, com apresentação única em São Paulo (Carioca Club, São Paulo/SP, 18/01/2026), com a turnê especial “The Character Gallery”, que celebra aniversários de dois álbuns de sua extensa discografia: “The Gallery” (1995), que completou 30 anos desde seu lançamento, e “Character” (2005), esse com 20 anos. Além de músicas selecionadas de ambos, o show também traria músicas dos trabalhos mais recentes, além de um emocionante tributo no final.
A apresentação foi dividida em três “mini-atos”, concentrando cada parte em cada um dos álbuns celebrados. Desta vez, a banda optou por uma atmosfera mais “old school”, apenas com um banner ao fundo do palco com a capa do “The Gallery”. Impressionante como mesmo as músicas mais antigas funcionaram muito bem ao vivo, desde as primeiras notas da noite com “Punish My Heaven”; foram no total cinco faixas deste disco.
O próximo “mini-ato”, dedicado ao álbum “Character”, teve apenas uma troca do banner no palco, agora com a capa deste disco, sem perder a atmosfera escolhida pela banda. Um extenso setlist e poucas pausas para o vocalista Mikael Stanne agradecer aos presentes e anunciar as próximas faixas a serem executadas. Desta vez, foram seis diferentes deste álbum, destaques para a pesadíssima “The Endless Feed” e a emocionante “My Negation”.
A banda ainda voltaria para o palco destilando singles mais recentes, como “Atoma” e “Unforgivable”, além dos clássicos atemporais “ThereIn” e “Terminus (Where Death is Most Alive)”. Para o terceiro e último “mini-ato”, a banda retomou seu visual mais moderno, com os banners ao fundo dando a vez para um telão eletrônico com imagens, ilustrações e até partes de letras das músicas mais recentes.
Para o bis, os suecos trouxeram uma surpresa na bagagem. Após encerrar com “Misery’s Crown”, Mikael Stanne anuncia que seriam todas as músicas do Dark Tranquillity para essa inesquecível noite. Ele conversa um pouco com a plateia, relembrando o falecimento de Tomas Lindberg, vocalista do At the Gates, em setembro do ano passado. Não só uma importante inspiração para eles, mas também um grande e próximo amigo. Sendo assim, a banda executa “Blinded by Fear”, provavelmente o maior sucesso da carreira do At the Gates, como uma forma de celebrar a vida e o legado de Tomas; desta vez, o telão trazia fotos dele durante momentos diferentes de sua carreira. Uma grata e emocionante surpresa a todos os presentes.
Notava-se a emoção de Mikael, sozinho no palco até o final de “The Flames of the End”, uma peça instrumental do At the Gates; a plateia fez questão de acompanhá-lo, ficando também presente até a última nota. Ao todo, uma incrível e inesquecível noite para os fãs do death metal melódico, prato cheio do mais puro “melodeath” de Gotemburgo. Agradecimentos especiais aos amigos da Overload Music por nos permitir prestigiar de perto essa emocionante celebração.
Por Pedro Pirani
Fotos: Fernando Yokota


























