Dave Evans explica como foi criado o nome AC/DC nos anos 70
Em uma entrevista recente ao Podpokas, o vocalista original do AC/DC, Dave Evans, foi questionado sobre como a banda recebeu seu nome. Ele respondeu: “Bem, estávamos felizes ensaiando [no final de 1973], e um cara que queria nos empresariar chamado Alan Kissack disse: ‘Ei, pessoal, consegui um show para vocês daqui a algumas semanas.’ Ele disse que seria na véspera de Ano-Novo, 31 de dezembro de 1973, no famoso Chequers nightclub, o principal clube noturno da Austrália. Véspera de Ano-Novo à meia-noite, e era o melhor show na Austrália. E precisávamos de um nome, porque o show era em poucas semanas. Então dissemos: ‘Ah, certo.’ Nós éramos uma banda, mas não tínhamos nome. Começamos a sugerir nomes entre nós, mas ninguém concordava. Eu tinha alguns nomes realmente ótimos, mas eles não gostaram. De qualquer forma, não sabíamos o que fazer. Então, decidimos que no próximo ensaio, que seria na noite seguinte, cada um traria três nomes e colocaríamos em um chapéu para sortear um. E fosse qual fosse, esse seria o nome da banda. Porque precisávamos de um nome rápido. Então, concordamos: ‘Certo, certo.’ No próximo ensaio, eu levei três nomes no bolso… Mas, de qualquer forma, não importava. Porque o que aconteceu foi que, quando todos chegamos juntos, [o guitarrista base fundador do AC/DC] Malcolm Young disse: ‘Olha, minha cunhada’ — a esposa do irmão mais velho dele, George — ‘sugeriu um nome.’ E perguntamos: ‘Ok, qual é?’ E Malcolm disse: ‘AC/DC’. E eu pensei rápido e percebi que era um nome fácil de lembrar, AC/DC. Estava na lateral de muitos aparelhos elétricos. AC/DC significa corrente alternada e corrente contínua. Corrente alternada significa baterias. Corrente contínua, você liga na tomada. Eu tinha um toca-discos portátil que tinha AC/DC escrito na lateral. Eu podia ir ao parque e usá-lo com baterias, depois voltar para casa e conectá-lo na tomada. AC/DC. Sim, muitos aparelhos eram AC/DC. E eu pensei, propaganda gratuita — propaganda gratuita em todo lugar. Pensei: ‘Uau, propaganda gratuita na lateral de todos esses aparelhos, é fácil de dizer e significa poder.’ E tudo isso passou pela minha cabeça muito rapidamente. E eu disse sim. Eu disse: ‘Ótimo. Adorei. Adorei.’ E então [o então baterista do AC/DC] Colin Burgess, o famoso Colin Burgess, disse: ‘Sim, eu também gosto.’ E então [o então baixista do AC/DC] Larry [Van Kriedt] disse: ‘Ok, eu gosto.’ E Malcolm olhou para nós e disse: ‘Bem, devemos nos chamar AC/DC?’ E todos levantamos as mãos, e foi unânime. E dissemos: ‘Ok, somos AC/DC.’ E todos apertamos as mãos. E nos tornamos AC/DC. E aqueles três nomes [que eu tinha pensado], voltei para casa e os joguei fora.”
No passado, havia relatos de que o AC/DC recebeu seu nome quando Malcolm e seu irmão, o guitarrista solo do AC/DC Angus, estavam procurando um nome chamativo, e sua irmã Margaret viu as letras AC/DC no adaptador de energia de sua máquina de costura ou na parte de trás de um aspirador de pó. Os irmãos Young supostamente acharam que era um bom nome para a banda, porque “tinha algo a ver com eletricidade, então parecia adequado”.
Dave gravou os dois primeiros singles do AC/DC, “Can I Sit Next To You Girl” e “Baby, Please Don’t Go”. Mas em outubro de 1974, menos de um ano após o primeiro show do AC/DC, Evans saiu da banda. Ele foi substituído por Bon Scott, que cantou nos primeiros seis álbuns de estúdio do AC/DC e se tornou uma lenda após sua morte em 1980.

