Europe diz que seu novo álbum é homenagem aos anos 80
Em uma nova entrevista com Anthony Bryant do The Hair Metal Guru, o baterista do EUROPE, Ian Haugland, falou sobre o progresso das sessões de composição para o tão esperado próximo LP da banda sueca. Ele disse: “Já faz um tempo desde que gravamos o último álbum; ‘Walk The Earth’ saiu em 2017. E não parece que já se passaram — seja lá o que for — sete ou oito anos desde o seu lançamento, porque — não sei — quanto mais velho você fica, mais rápido o tempo gira, eu acho. Mas agora, finalmente, vamos lançar um novo álbum no próximo ano, e vamos começar a gravá-lo em outubro deste ano.”
Perguntado se todas as músicas para o novo álbum do EUROPE já foram escritas, Ian disse: “Sim, a maior parte está pronta, eu diria. Acho que temos mais do que cobre um álbum. E quer saber?! A grande coisa de ter sete anos entre os álbuns é que tivemos tempo para realmente coletar um ótimo material. Então não há pressa em torno dessas músicas. E o lado bom de não ter a Sony Records ditando é que podemos escolher exatamente as músicas que queremos, nós somos donos das gravações. Nós apenas levamos elas — como o Led Zeppelin fazia nos anos 60; eles levavam a matriz e diziam: ‘É isso. Aceitem ou deixem.’ Então estamos vivendo sob essa fórmula atualmente.”
Sobre se o EUROPE já decidiu um título para o álbum que está por vir, Ian disse: “Não. Bem, nós estivemos meio que sondando um pouco. Existem alguns títulos que podem ser adequados para títulos de álbuns. Mas também temos a sensação de que o título do álbum geralmente se apresenta durante o processo. Assim que você entra no estúdio e começa a gravar, você pensa: ‘Ah, uau. Este é um bom nome de álbum.’ Mas eu tenho que dizer, e não estou tentando vender o novo álbum, mas tenho que dizer nesta fase que nunca ouvi tantas ideias incríveis de músicas ou músicas finalizadas como temos para este álbum que está por vir. Vai ser realmente um caso de ‘matar seus xodós’ quando começarmos a gravá-lo. Nesta fase inicial, elas ainda parecem criações muito bem pensadas, com composições dentro de composição, se é que você me entende. Partes de solo que são compostas como uma parte totalmente nova. É realmente inspirador. Sim, eu acho que este vai ser o maior álbum de todos. [Risos]”
Elaborando sobre a direção musical do novo material do EUROPE, Ian disse: “Eu tenho que dizer que este álbum é mais como uma espécie de homenagem aos anos 80 no sentido de, eu diria, muito mais, muito mais ideias melódicas e, como eu disse, melódicas — não solos, mas melodias que conduzem a música. Então, sim, é mais uma homenagem aos anos 80, eu diria. É realmente empolgante.”

