Fear Factory celebra na Europa os 30 anos do LP ‘Demanufacture’
O FEAR FACTORY celebrará o trigésimo aniversário de seu clássico segundo álbum, “Demanufacture”, apresentando o LP “em sua totalidade na maioria dos festivais” na Europa neste verão – incluindo Wacken Open Air, Hellsinki Metal Festival, Bloodstock Festival e Dynamo Metal Fest.
Em uma entrevista ao Cuartel Del Metal, o guitarrista do FEAR FACTORY, Dino Cazares, foi questionado sobre qual foi a resposta inicial dos fãs e críticos ao álbum “Demanufacture” quando foi lançado em 1995.
Ele respondeu: “Algumas pessoas não acreditavam que era real. Algumas achavam que eram baterias eletrônicas — baterias programadas. Algumas achavam que minhas guitarras eram sampleadas. Porque era um disco tão preciso, com um som tão mecânico em alguns aspectos, as pessoas pensavam que não era real. Fiquei muito feliz por ter conseguido criar um som que as pessoas ainda admiram hoje; as pessoas ainda amam isso hoje. Algumas pessoas ainda são influenciadas por esse álbum até hoje. Foi um marco na carreira da banda, e foi algo que criamos que, acredito, definiu o gênero de metal industrial. Claro, você tinha bandas como MINISTRY e GODFLESH e coisas assim, mas acho que o FEAR FACTORY levou isso a outro nível. Combinamos muitos elementos que talvez outras pessoas não estivessem fazendo. Acho que uma das principais coisas também foi a produção do disco. A mixagem do álbum definitivamente o elevou a outro patamar. Quando Rhys Fulber e Greg Reely mixaram o disco, foi de tirar o fôlego, estabelecendo o padrão para esse tipo de música. Os vocais, sozinhos, inspiraram uma geração de músicos e vocalistas que viriam depois. Guitarras e baterias sincopadas… Muitas pessoas dizem: ‘Bem, o MESHUGGAH popularizou isso.’ Sim, o MESHUGGAH só popularizou muito mais tarde. Naquela época, o FEAR FACTORY era uma banda muito maior. Nós éramos realmente a única banda, naquela época, que estava popularizando aquele estilo com guitarras e baterias sincopadas. Então, sim, me sinto muito sortudo por ter feito um álbum clássico que resistiu ao teste do tempo.”

