Megadeth anuncia álbum e turnê de despedida para 2026
Dave Mustaine do Megadeth revelou que o próximo álbum da banda (com lançamento previsto para o início do ano que vem) será o último disco de estúdio do Megadeth em sua carreira. Mustaine compartilhou o anúncio em uma postagem social diretamente para sua base de fãs em todo o mundo e para o Cyber Army por meio de seu alter ego Vic Rattlehead. Mustaine também revelou que a banda multi-platina de superestrelas embarcará em uma turnê de despedida global com início em 2026. Também previsto para o próximo ano é um novo livro de memórias de Mustaine, cujos detalhes serão revelados nos próximos meses.
“Existem tantos músicos que chegaram ao fim de suas carreiras, seja por acidente ou intencionalmente,” diz Mustaine. “A maioria deles não consegue sair por cima e em seus próprios termos, e é aí que estou na minha vida agora. Eu viajei pelo mundo e fiz milhões e milhões de fãs e a parte mais difícil de tudo isso é dizer adeus a eles.”
Dave acrescenta: “Mal podemos esperar que vocês ouçam este álbum e nos vejam em turnê. Se alguma vez houve um momento perfeito para lançarmos um novo álbum, é agora. Se alguma vez houve um momento perfeito para fazer uma turnê pelo mundo, é agora. Este também é um momento perfeito para lhes dizer que é o nosso último álbum de estúdio. Fizemos muitos amigos ao longo dos anos e espero ver todos vocês em nossa turnê de despedida global. Não fiquem chateados, não fiquem tristes, fiquem felizes por todos nós, venham celebrar comigo nestes próximos anos. Fizemos algo juntos que é verdadeiramente maravilhoso e provavelmente nunca mais acontecerá. Começamos um estilo musical, começamos uma revolução, mudamos o mundo da guitarra e como ela é tocada, e mudamos o mundo. As bandas em que toquei influenciaram o mundo. Eu amo todos vocês por isso. Obrigado por tudo.”
O Megadeth recentemente passou um tempo em estúdio dando os retoques finais em seu próximo LP. O trabalho será lançado através do selo Tradecraft de Mustaine com o novo selo BLKIIBLK do Frontiers Label Group.
O Megadeth está novamente trabalhando com Chris Rakestraw, um produtor, mixer e engenheiro que já trabalhou nos dois últimos álbuns do Megadeth, “The Sick, The Dying… And The Dead!” de 2022 e “Dystopia” de 2016.
O guitarrista do Megadeth, Teemu Mäntysaari, se juntou à banda há dois anos. Mäntysaari substituiu o guitarrista de origem brasileira Kiko Loureiro, que anunciou em setembro de 2023 que ficaria de fora da próxima etapa da turnê “Crush The World” do Megadeth para ficar em casa com seus filhos na Finlândia. Mais tarde, foi revelado que o músico finlandês, agora com 38 anos, continuaria a tocar guitarra para o Megadeth no futuro próximo, com Loureiro aparentemente sem planos de retornar.

