Mike LePond confirma: Symphony X lançará novo CD em 2026
Em entrevista à Sportzwire Radio, o baixista do SYMPHONY X, Mike LePond, falou sobre o progresso das sessões de composição para o tão esperado sucessor do álbum “Underworld”, de 2015. Ele disse: “Estamos chegando mais perto. E sim, os fãs estão clamando por um novo álbum. Não posso culpá-los. Já se passaram 10 anos. Se o JUDAS PRIEST não lançasse um álbum por 10 anos, eu também ficaria bem chateado. Nós estamos escrevendo. A maioria das partes já estão prontas. Agora é apenas uma questão de gravar, na verdade. Então, definitivamente está chegando. E se as coisas continuarem no caminho que estão, estamos pensando que [o lançamento será] no ano que vem, então estamos animados. Quero dizer, o material soa muito, muito legal. E acreditem, eu quero que vocês ouçam o mais rápido possível”.
Em relação à direção musical do novo material do SYMPHONY X, Mike disse: “Bem, eu senti que o disco ‘Underworld’ englobava vários estilos do SYMPHONY X. Acho que o novo disco, a julgar pelo que tenho ouvido, será ainda mais como um resumo da carreira do SYMPHONY X, no que diz respeito às nossas direções musicais. Porque nós seguimos algumas direções. Houve um ponto em nossa carreira em que nos tornamos visivelmente mais pesados e um pouco mais diretos”.
LePond continuou a explicar as razões para o atraso no lançamento de novas músicas do SYMPHONY X, explicando: “Com o SYMPHONY X, há uma tremenda pressão sobre nós para fazermos discos consistentemente ótimos. Nossos fãs são realmente fãs obstinados e eles nos apoiam muito, e esperam apenas excelência de nós. Então isso está sempre em nossa mente. Se estamos trabalhando em algo e talvez seja bom, mas não temos certeza, não vamos usar. Vamos colocar no disco apenas as músicas que sentimos que são excelentes e dignas para os fãs. Então, isso absolutamente desempenha um papel. Mas as outras coisas também – tivemos a COVID, e o entra e sai das turnês. Quando você começa a fazer turnês, você se esquece da composição, e aí você volta para ela e esquece onde parou e começa de novo”.
Durante o cruzeiro 70000 Tons Of Metal deste ano, LePond disse ao Metal Anthology sobre o sucessor de “Underworld”: “[Estamos trabalhando em material novo há] muitos anos. Vários anos. Estamos trabalhando em um novo álbum, e ele terá todas as coisas legais que vocês gostam. Terá as grandes coisas sinfônicas, terá os riffs pesados, terá os [elementos] clássicos também. Terá todas essas coisas lá”.
Ele continuou: “Quando compomos, leva tempo, porque a regra de [Michael Romeo, guitarrista e principal compositor do SYMPHONY X] é que não há músicas de preenchimento, nenhuma música que seja tipo ‘Ah, não é ruim’. E ela vai para o lixo. Todas elas têm que ser, pelo menos o que nós achamos, ótimas. Todas têm que ser isso”.
“Os fãs estão tipo, ‘Ei, faz tanto tempo’. Mas nós prometemos que está chegando”, Mike acrescentou. “Vai ser bom”.
Questionado se haverá uma música mais longa no próximo álbum do SYMPHONY X, considerando que “Underworld” continha principalmente faixas “mais curtas e diretas”, Mike disse: “Ainda estamos pensando para onde queremos ir com isso. Haverá algo extremamente épico nele. A gente só não sabe como vamos apresentá-lo ainda. Mas com toda a tecnologia mais recente para as coisas sinfônicas, será monstruoso”.
LePond acrescentou: “Então, sim, estamos animados para finalmente fazer isso de novo. Quando for a hora de gravar o baixo, eu vou suar por dias, mas quando estiver pronto… Eu tenho essa rotina. Depois que termino todas as minhas faixas de baixo e estou tão cansado e esgotado, eu vou ao McDonald’s”.

