Morre Brian Wilson, cofundador do Beach Boys, aos 82 anos
O cofundador dos BEACH BOYS, Brian Wilson, morreu aos 82 anos. A família de Wilson anunciou sua morte nas redes sociais, mas não revelou a causa.
“Estamos com o coração partido ao anunciar que nosso amado pai Brian Wilson faleceu. Estamos sem palavras no momento”, dizia a publicação. “Por favor, respeitem nossa privacidade neste momento, enquanto nossa família está de luto. Percebemos que estamos compartilhando nossa dor com o mundo. Amor e Misericórdia.”
Brian foi um compositor, produtor, arranjador, cantor e músico americano, que cofundou os BEACH BOYS. Muitas vezes chamado de gênio por suas abordagens inovadoras na composição pop, extraordinária aptidão musical e domínio de técnicas de gravação, ele foi amplamente reconhecido como um dos mais inovadores e importantes compositores do século XX.
Criado na Califórnia, em 1961, ele iniciou sua carreira profissional como membro dos BEACH BOYS, atuando como compositor, produtor, vocalista principal, baixista e tecladista da banda.
Wilson é considerado o principal originador do som da Califórnia, e classificado entre os primeiros produtores de rock a usar o estúdio de gravação e mesas de mixagem como um instrumento. O zeitgeist do início dos anos 1960 é comumente associado às suas primeiras músicas, e ele se tornou uma figura importante no desenvolvimento de muitos gêneros musicais pop e da cena art pop. As homenagens de Wilson incluem induções ao Rock And Roll Hall Of Fame (como membro dos BEACH BOYS), ao Songwriters Hall Of Fame, dois Grammy Awards e o Ivor Novello.

