Morre Tomas Lindberg, vocalista do At The Gates, aos 52 anos
Tomas Lindberg, do AT THE GATES, pioneiros do death metal melódico sueco, morreu após uma batalha contra o câncer. Ele tinha 52 anos de idade.
O AT THE GATES confirmou a morte de Lindberg em uma postagem nas redes sociais, escrevendo: “Tomas faleceu esta manhã após complicações relacionadas ao seu tratamento de câncer em andamento. Apesar dos intensos esforços médicos, sua vida não pôde ser salva.”
“Tomas – você foi uma inspiração para todos nós. Um verdadeiro amigo, compassivo e solidário. Você sempre será lembrado por sua generosidade e seu espírito criativo. Você fará eternamente falta. Para sempre em nossos corações.”
No mês passado, os colegas de banda de Tomas do AT THE GATES anunciaram que o cantor estava recebendo cuidados “ininterruptos” em um hospital não especificado após ser diagnosticado com carcinoma cístico adenoide (ACC), um câncer raro, de crescimento lento, mas agressivo, que geralmente se desenvolve nas glândulas salivares, particularmente nas glândulas salivares menores da cabeça e pescoço.
Lindberg recebeu o diagnóstico em dezembro de 2023, o que levou a uma grande cirurgia que removeu uma grande porção do céu da boca. Ele também havia se submetido a tratamento de radiação e estava em um caminho para a recuperação, mas então os médicos encontraram vestígios do câncer no início de 2025. Em maio de 2025, um “revés” não divulgado colocou Tomas em cuidados de longo prazo.
Em 15 de agosto, o AT THE GATES divulgou uma mensagem de Tomas, escrita em março de 2025, onde ele refletia sobre os 15 meses anteriores e os motivos para o silêncio de rádio do grupo. Na mensagem, Lindberg escreveu: “Olá a todos. Acho que alguns de vocês devem estar se perguntando por que tem havido tanto silêncio na frente do AT THE GATES ultimamente. Bem, em dezembro de 2023, fui diagnosticado com Carcinoma Cístico Adenoide (um câncer na boca e no palato) e desde então passei por muita coisa, tem sido um ano muito difícil. Primeiro houve uma grande cirurgia, onde eles removeram uma grande parte do céu da boca. Isso foi seguido por terapia de radiação por dois meses, e desde então tem sido um longo e difícil caminho para a recuperação. Agora, no início de 2025, eles encontraram alguns resquícios do câncer, e ele está inacessível por cirurgia ou radiação. Então, vamos ver qual é o próximo passo, mas provavelmente alguma forma de quimioterapia, para manter o câncer sob controle.”
“Felizmente, gravamos os vocais para as demos para o novo álbum antes que tudo isso acontecesse. A última versão dos vocais, os que acabarão no álbum, foram gravados em UM dia, principalmente em um take, no DIA anterior à cirurgia, apenas para garantir que TIVÉSSEMOS o álbum, por assim dizer. Então os vocais foram realmente gravados ANTES do resto do álbum…. um pouco diferente, mas foi bom tê-lo feito.”
“Agora decidimos não esperar mais para lançar este novo álbum. Tínhamos planejado primeiro esperar com o lançamento até sabermos se/quando eu seria capaz de cantar novamente, e pudéssemos apoiar o lançamento com shows. Agora, quando tudo sobre o futuro é um pouco mais incerto, é bom entregar este álbum. É um álbum do qual todos nós estamos muito orgulhosos, e é a primeira vez em 10 anos que Jonas e eu trabalhamos juntos com Anders escrevendo músicas para um álbum. É um pouco mais de um retorno às ‘raízes’, provavelmente melhor descrito como uma mistura entre os dois últimos álbuns que fizemos com Anders (‘Slaughter Of The Soul’ e ‘At War With Reality’). Espero que todos vocês gostem!”
“Por favor, respeitem que não queremos fazer um grande alarde sobre tudo isso, e que eu não vou responder a entrevistas sobre o câncer, o tratamento ou a recuperação. Nós apenas queríamos que isso estivesse a público, pois queríamos explicar aos nossos fãs por que estivemos quietos por tanto tempo.”
“Espero que todos vocês estejam bem. Cuidem de si mesmos, de seus entes queridos e do tempo que vocês têm nesta terra.”
De acordo com o Medical News Today, a maioria das pessoas que desenvolvem ACC vivem por pelo menos cinco anos. No entanto, a maioria também desenvolverá uma recorrência do câncer.

