Novo álbum do Savatage será mais clássico: ‘Não chocará os fãs’
Em uma entrevista à Iron Madness, o guitarrista Chris Caffery e o baixista Johnny Lee Middleton, da banda americana de metal progressivo SAVATAGE, falaram sobre o novo álbum de estúdio da banda, que está sendo trabalhado há muito tempo. Sobre o progresso da composição e das gravações do LP, Johnny disse: “Sim, bem, temos um disco que está praticamente pronto — eu o tenho aqui no meu disco rígido. Há muitas músicas ótimas nele. Jon [Oliva, mente por trás do SAVATAGE] gravou muitos de seus vocais há um tempo. Temos muita música. O problema é que Jon continua escrevendo mais. Então, não sabemos quando um álbum será lançado, mas sabemos que ele será lançado. É apenas uma questão de quando for o momento certo. E é nisso que estamos focados agora.”
Ele continuou: “Estamos apenas trazendo essa banda de volta para a estrada. Vamos ver como isso funciona. E então tomaremos uma decisão sobre quando terminaremos o disco. Felizmente, temos um estúdio de gravação próprio, porque, hoje em dia, basicamente, você é um vendedor de camisetas. Nós costumávamos vender discos. Agora vendemos camisetas. E foi assim que o negócio mudou. Se tivéssemos que pagar entre duzentos e trezentos mil dólares para gravar um álbum, provavelmente não aconteceria, porque os tempos mudaram. E assim que seu álbum é lançado, ele está no Spotify, e você ganha 0,0006 de um centavo por reprodução. Então, do ponto de vista comercial, não faz sentido. Temos muitas músicas incríveis. Jon criou algumas coisas incríveis. E ele quer que seja o último álbum. Então, quando for lançado, será o último.”
Chris acrescentou: “Mas aí eu conversei com [Jon], e ele riu e disse: ‘Bem, se não conseguirmos colocar tudo nele, talvez lancemos algo mais depois’. [Risos] Então, é aquele tipo de coisa em que é o último… talvez. Você nunca sabe realmente. Estávamos aqui alguns anos atrás sem nem saber exatamente o que estaríamos fazendo agora. Se você me perguntasse há dois anos se eu estaria no meu computador fazendo uma entrevista por Zoom com Johnny Lee sobre shows do SAVATAGE na Europa e na América do Sul, provavelmente minha resposta não seria sim. Então, eu sempre encaro as coisas dessa forma.”
“Eu sei que a música está lá, e acho que a única coisa que pode mudar em relação ao que está acontecendo agora é o título”, continuou ele. “Pode ser que não acabe se chamando [o título provisório anunciado anteriormente] ‘Curtain Call’. Gravamos tanto material que precisa ser mais de um lançamento. E pode acabar sendo algo como ‘Curtain Call A’.”
Sobre a direção musical do novo material do SAVATAGE, Johnny disse: “É o clássico SAVATAGE, o som clássico do SAVA. E Jon escreveu algumas coisas muito boas para [o vocalista] Zak [Stevens], e o material que Jon compôs para ele mesmo está muito forte. Então, não é que falte material. É apenas uma questão de quando vamos lançá-lo.”
Chris acrescentou: “Sim, não teremos nada que não soe como SAVATAGE. Não acho que haverá nada que vá chocar as pessoas. A questão sobre os álbuns do SAVATAGE é que, se você ouvir um disco como ‘Dead Winter Dead’, ou um disco como ‘Streets’ ou ‘The Wake Of Magellan’, há tantos tipos diferentes de metal e tantos tipos diferentes de música neles. Já estávamos experimentando diferentes elementos e camadas, seja trazendo piano e orquestrações ou vocais de fundo extras. Então, para nós, fazer o que sempre fizemos envolve muitas coisas diferentes. E acho que é isso que as pessoas podem esperar. E se surgir algo novo e legal, então será apenas mais um elemento que adicionamos ao SAVATAGE.”

Em 21 de abril (segunda-feira) o Savatage e o Opeth sobem ao palco do Espaço Unimed, em São Paulo, com shows completos.

