‘O espírito do Sepultura original está no Cavalera’, diz Max
Em entrevista ao Project Backstage da República Tcheca, Max e Igor “Iggor” Cavalera foram questionados sobre a decisão de revisitar os primeiros lançamentos do Sepultura e regravá-los sob o nome Cavalera, enquanto mantêm um projeto separado com um nome semelhante, sob o qual lançam músicas novas, Cavalera Conspiracy.
Igor respondeu: “Bem, na verdade é um pouco simples, mas também pode ser um pouco confuso se você estiver apenas pegando as coisas e lendo. Mas a maneira como vejo isso, e faz sentido para mim, é que no Cavalera Conspiracy, eu e o Max escrevemos músicas completamente novas, e com o Cavalera, estamos fazendo essas regravações e depois as tocando ao vivo. Então, não são projetos completamente diferentes. São o mesmo projeto, mas talvez apenas faces diferentes do mesmo projeto. E, de certa forma, no final do dia, tudo é Cavalera — desde o início do Sepultura, sempre foi sobre mim e o Max. Então, Cavalera é a alma de tudo. E há algumas mutações nisso, com o Cavalera Conspiracy e o Cavalera com as regravações e o show ao vivo. Pode ser um pouco confuso, mas no final do dia, é bem simples.”
Max acrescentou: “Tudo vem da mesma raiz. Vem do mesmo espírito que tínhamos. E a coisa mais importante, a coisa mais legal, é que o espírito do Sepultura original está aqui com o Cavalera. Acho que é isso que os fãs mais sentem. E acho que isso é o maior trunfo que temos, é que o que eles queriam sentir é o que tínhamos na alma e no espírito do Sepultura original. E estamos fazendo isso com este — principalmente com o Cavalera, porque tocamos o material do Sepultura. No Cavalera Conspiracy, fazemos músicas novas, o que também faremos no futuro. Planejamos continuar tocando por muito tempo. Ninguém tem planos de aposentadoria. Isso não existe. Eu não sei o que é isso.”
A formação atual do Sepultura inclui o guitarrista Andreas Kisser, o vocalista Derrick Green, o baixista Paulo Xisto Pinto Jr. e o baterista de turnê Greyson Nekrutman, que substituiu oficialmente o baterista de longa data do Sepultura, Eloy Casagrande, em fevereiro último.

