Paul Rodgers desmente rumores sobre sua saúde: ‘Estou em forma e forte’
O lendário vocalista do BAD COMPANY e FREE, Paul Rodgers, desmentiu rumores sobre sua saúde após a revelação de que ele havia sido abordado para cantar em um álbum no qual o baterista do VAN HALEN, Alex Van Halen, tem trabalhado com o guitarrista do TOTO, Steve Lukather.
No ano passado, Alex revelou que estava montando um álbum a partir de faixas incompletas que deveriam se tornar o próximo disco do VAN HALEN antes que o guitarrista da banda — e irmão de Alex — Eddie Van Halen morresse em 2020. O baterista desde então se juntou a Lukather para completar essas gravações, que contêm bateria, guitarra e baixo, com apenas os vocais faltando nas faixas.
No início desta semana, Alex disse a Gastão Moreira, do Kazagastão, que ele e Lukather tentaram recrutar Rodgers para cantar no novo álbum, mas que “Paul não consegue mais fazer isso. E foi muito difícil para Paul se permitir dizer, ‘Não, eu não consigo. Não conte comigo.’ Eu respeito isso. Estou triste e desapontado, mas você sabe, é a vida… Ele sabe que não consegue fazer isso — o que eu acho melhor do que dizer, ‘Sim, eu consigo’, e depois não ser capaz de fazer.”
Rodgers respondeu a novas perguntas sobre sua saúde divulgando a seguinte declaração por meio das redes sociais: “Para esmagar os rumores… Minha saúde está boa. Eu me sinto em forma e forte e estou ensaiando para me apresentar em 2 de março no Adopt The Arts Sound And Vision Awards em Palm Springs. Obrigado ao VAN HALEN por me convidar para trabalhar em uma faixa com eles, mas estou em minha fase acústica e zen da vida.”
Paul não compareceu à indução do BAD COMPANY ao Rock And Roll Hall Of Fame, que ocorreu em novembro passado no Peacock Theater em Los Angeles, Califórnia. O cantor revelou posteriormente a Igor Miranda, da Rolling Stone Brasil, que havia sofrido pressão alta, dores no peito e palpitações cardíacas apenas alguns dias antes do evento. Rodgers disse que, após consultar seu médico, foi alertado a não voar. Em suas palavras, “Sinto que escapei de uma cilada ao fazer isso.” Ele continuou dizendo que estava abraçando o que chamou de fase zen da vida e desfrutando de momentos de calma e quietude, até brincando que hoje em dia canta diariamente “para uma multidão de um”.
O agora septuagenário de 76 anos, Rodgers, sofreu 11 pequenos derrames e dois derrames graves — um em 2016 e outro em outubro de 2019 — vários anos atrás, o que exigiu que ele passasse por uma grande cirurgia para se recuperar. Na época, Rodgers foi submetido a uma endarterectomia carotídea, um procedimento para remover placas das artérias que passam pelo pescoço até o cérebro, de acordo com a Cleveland Clinic.
“Eles cortaram o pescoço, e o médico disse que foi muito cuidadoso porque sabia que eu era um cantor e que, quando se corta o pescoço, fica muito perto das cordas vocais”, explicou Rodgers ao CBS Mornings em uma entrevista de setembro de 2023. “Eles me disseram, foram muito claros, ‘Você pode não sair vivo disso’.”
Rodgers levou seis meses após a cirurgia mencionada acima para voltar a tocar guitarra e cantar. “Cada coisa era um passo à frente”, explicou ele. “Cada coisa que eu fazia era uma conquista… ‘Oh, eu consigo fazer isso. Eu consigo cantar’.”
Paul eventualmente retornou ao estúdio em Vancouver e começou a gravar seu álbum mais recente, “Midnight Rose”, que foi lançado em setembro de 2023. O trabalho marcou seu primeiro solo LP de músicas inéditas em quase 25 anos.

