Peter Goalby, ex-Uriah Heep, lembra frustação da passagem pelo Rainbow
Em uma nova entrevista com a Rock Daydream Nation, o ex-vocalista do URIAH HEEP, Peter Goalby, refletiu sobre o convite feito por Ritchie Blackmore para se juntar ao RAINBOW durante as sessões do álbum de 1979 da banda, “Down To Earth”, apenas para ser dispensado pouco tempo depois, com Blackmore eventualmente recrutando o ex-vocalista do MARBLES, Graham Bonnet.
“Isso realmente me machucou, porque eu não entendi o que tinha feito de errado. E não foi até — acho que foi provavelmente pelo menos cerca de um ano depois que a história filtrou sobre o porquê, e a razão é porque eu não conseguia cantar alto o suficiente — minha extensão vocal não era alta o suficiente. Agora, minha resposta a isso é que eu não pedi para entrar no RAINBOW. Eles me convidaram. E eu li em algum lugar que Ritchie disse palavras com o efeito de, ‘Ele era inadequado, então o mandamos embora.’ E eu pensei, ‘Bem, muito obrigado, Ritchie.’ Mas um ano ou dois anos depois, eu entrei para o URIAH HEEP. Foi isso que ele disse — ele disse, ‘A nota mais alta de sua extensão é um lá.’ Isso não é verdade. Não é verdade. Se você ouvir ‘Abominog’, há notas muito maiores que lá acontecendo em praticamente todas as músicas que cantei.”
Peter continuou: “Eu não entendia o que era esperado de mim. Eu nunca tinha trabalhado em uma banda. Eu sempre trabalhei — porque eu era um compositor, ou estou cantando músicas que já estão estabelecidas, e então eu aprendo a música. Eu nunca tinha trabalhado em um ambiente onde você entra em uma sala de ensaio e a banda já está tocando um riff e você deve chegar e apenas fazer um scat e cantar qualquer coisa. Eu achei que isso era estúpido demais.”
Após o entrevistador notar que Goalby poderia ter lidado com todas as músicas de “Down To Earth”, bem como o material da era de Joe Lynn Turner no RAINBOW, Peter disse: “Se você está em uma banda e está aprendendo uma música, você pode mudar o tom. Você pode baixar o tom. Quero dizer, as pessoas fazem isso todos os dias. Então, quando eu fiz… não sei se devo te contar isso. Quando eu fiz minha versão de ‘Since You Been Gone’, e a resposta é não, você nunca vai ouvi-la. Eu a tenho, mas ninguém nunca vai ouvir. Eu a fiz em um tom mais baixo. Acho que foi provavelmente um tom abaixo de Graham. Graham tem uma voz incrível. Ele quase tem — não digo isso de um jeito ruim — ele quase tem uma extensão feminina. Ela simplesmente sobe e sobe e sobe, enquanto a maioria dos cantores masculinos, você chega a uma certa nota e então tem que ir para o falsete. Graham consegue abrir a garganta, o que é fantástico. Quando fui à casa de Roger Glover e gravei a demo de ‘Since You Been Gone’, estava tudo bem. Como eu disse, eu realmente tenho a demo, e Ritchie comete um erro. Quanto vale isso? Ele comete um erro na demo; ele toca os acordes errados.”

