Rick Wakeman, do Yes, anuncia turnê de despedida dos palcos
O renomado mago do teclado, Rick Wakeman, embarcará em uma turnê pelos Estados Unidos com uma série de concertos solo de piano pela última vez. E será agora em 2024. Rick, que ficou quase tão conhecido por seus shows íntimos de piano quanto por suas extravagâncias no rock progressivo, decidiu que, após uma carreira com mais de 50 anos, está encerrando as longas turnês solo para se concentrar em compor, gravar e colaborar com outros músicos.
Como presente exclusivo para os fãs, nestes shows Rick estreará uma nova peça musical, “Yessonata”, uma obra instrumental de 30 minutos com temas e melodias do Yes, entrelaçados em forma de sonata.
Rick começou a estabelecer uma reputação como um dos tecladistas mais originais e proficientes do rock no final dos anos 60, trabalhando com nomes como David Bowie, Cat Stevens, Marc Bolan, Lou Reed, Al Stewart, Elton John, entre outros, como um músico de estúdio muito requisitado. Ele saiu do estúdio de gravação para o centro das atenções quando se juntou primeiro aos Strawbs e depois ao Yes, contribuindo para tornar este último a banda de rock progressivo mais bem-sucedida do mundo com álbuns seminais como “Fragile” e “Close To The Edge”.
Mas fora do Yes, Rick pôde realmente liberar sua criatividade com uma série de álbuns conceituais inovadores, como “The Six Wives Of Henry VIII”, “Journey To The Centre Of The Earth” e “The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights Of The Round Table”, que foram apresentados em shows de grande escala com bandas, orquestras e coros.
Agora, pela última vez em 2024, Rick estará pegando a estrada nos Estados Unidos com um novo show solo de piano e teclado, apresentando a estreia de uma impressionante obra inédita.
“Eu sempre planejei parar de fazer turnês até o meu 77º aniversário — para aqueles que desejam me enviar um cartão, é 18 de maio! —, mas há muito a ser feito antes disso, então estou fazendo planos agora e, portanto, meus últimos shows solo terão que cessar até essa data. Eu realmente aproveitei a realização dos vários shows solo, mas é hora de encerrar. Pretendo incluir o melhor do que fiz no passado, além de algumas surpresas novas pelo caminho, e talvez até mesmo alguns convidados se juntando a mim em ocasiões especiais”, disse Rick.
“O plano não é se apresentar no mesmo local duas vezes durante este período, então seja qual for o local que você está esperando visitar, será a última apresentação lá — e aproveito esta oportunidade para agradecer a todos e qualquer um que me apoiou nos últimos 53 anos!”
Após essa série inicial de datas, Rick levará a turnê para a América do Sul em abril, mas voltará à América do Norte para a segunda etapa mais tarde no ano.

