Ross The Boss, ex-Manowar, é diagnosticado com a doença ELA
Ross “The Boss” Friedman, um membro fundador tanto do MANOWAR quanto do THE DICTATORS, cuja influência no heavy metal e no punk é perceptível até hoje, foi diagnosticado com ELA, também conhecida como Doença de Lou Gehrig.
Um comunicado do relações-públicas de Ross diz o seguinte: “Ross ‘The Boss’ Friedman, membro fundador das lendas do punk rock THE DICTATORS e dos baluartes do heavy metal MANOWAR, foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), comumente conhecida como Doença de Lou Gehrig. O diagnóstico seguiu-se a vários meses de sintomas aparentemente não relacionados que incluíam fraqueza nas mãos e pernas. Inicialmente, pensou-se que uma série de pequenos derrames tivesse sido a causa, mas mudanças na dieta, exercícios e fisioterapia adicional não fizeram nada para retardar a progressão ou aumentar sua força.”
Friedman, de 72 anos, acrescentou em seu próprio comunicado: “É difícil saber o que vem pela frente, e me destrói não poder tocar guitarra, mas a demonstração de amor tem sido muito, muito forte. Estou absolutamente impressionado com o amor e o apoio da família, amigos e fãs. Amo todos vocês.”
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal que destrói os neurônios motores no cérebro e na medula espinhal, causando fraqueza muscular, paralisia e perda do controle muscular voluntário.
Ross gravou seis álbuns com o MANOWAR antes de sair após “Kings Of Metal” de 1988. Seu trabalho com o MANOWAR incluiu LPs clássicos como o já mencionado “Battle Hymns”, “Into Glory Ride” de 1983 e “Hail To England” de 1984.
Ross foi um dos pioneiros tanto do punk rock quanto do heavy metal. Surgindo pela primeira vez na cena com o THE DICTATORS e com álbuns clássicos como “Go Girl Crazy!” de 1975, “Manifest Destiny” de 1977 e “Bloodbrothers” de 1978, Ross ajudou a desbravar o punk rock (apenas para colocar tudo em perspectiva, “Go Girl Crazy!” chegou um ano inteiro antes da estreia dos RAMONES, e dois anos antes das estreias do THE CLASH e SEX PISTOLS). No final dos anos 80, Ross havia se reconectado com seus companheiros de banda do THE DICTATORS no MANITOBA’S WILD KINGDOM, que serviu como uma ponte entre seu amor pelo punk e pelo metal, como ouvido na popular estreia do grupo em 1990, “…And You?”. Ao longo do restante da década, Ross também tocou com grupos como THE HELLACOPTERS e THE SPINATRAS, antes do THE DICTATORS se reunir, o que resultou em vários novos lançamentos começando no final dos anos 90 até o início do século 21. Também por essa época, Ross uniu forças com o ex-baterista do BLUE ÖYSTER CULT, Albert Bouchard, na banda BRAIN SURGEONS. Com o foco principal de Ross voltando-se para o metal nesta época, dois projetos adicionais foram lançados — DEATH DEALER e seu grupo solo, ROSS THE BOSS.

