Steve Porcaro, fundador do Toto, lança novo álbum ‘The Very Day’
Steve Porcaro — lendário compositor, pioneiro do sintetizador e membro fundador do TOTO — faz um retorno há muito esperado neste outono com “The Very Day”, seu primeiro álbum solo desde 2016. Com lançamento em 3 de outubro pela Green Hill Music, o álbum começa a ser revelado com o lançamento do novo e radiante single “Miss Jane Sinclair”, uma faixa leve, impulsionada por piano, escrita em colaboração com o autor e amigo de longa data David Kamp.
Um compositor com vendas de platina mais conhecido por escrever canções como “Human Nature” de Michael Jackson e moldar a paisagem sonora do pop dos anos 80 com suas texturas de sintetizador características, Porcaro passou a vida toda no estúdio criando canções para outros. Seu papel como um arquiteto nos bastidores desse som foi recentemente destacado no documentário da HBO “Yacht Rock”, que revisitou a era do pop suave que ele ajudou a definir. Mas com “The Very Day”, ele se volta para dentro — finalizando uma coleção profundamente pessoal de faixas em produção há décadas.
“Me encontrei nesta posição afortunada onde o caminho estava livre”, diz Porcaro. “Depois de anos girando pratos e ganhando a vida com a música, finalmente tive espaço para fazer o que amo: estar no estúdio e terminar minhas músicas. Este álbum é o início de um novo capítulo para mim — sem turnês, sem compromissos, apenas fazendo música do meu jeito.”
Porcaro escreveu e gravou as canções de “The Very Day” com um elenco cuidadosamente escolhido de amigos e colaboradores, incluindo Michael McDonald, Jude Cole, Gardner Cole e Jason Scheff. Com um ouvido de produtor e uma sensibilidade de compositor, Porcaro abordou cada faixa como se estivesse escalando um filme — convidando vozes e músicos que melhor serviam à história da canção. Embora ele nunca tenha se considerado um vocalista principal, ele canta várias músicas no álbum, incluindo “Miss Jane Sinclair”.
“Sempre tive um carinho especial por um ótimo refrão, mas também cresci amando música que ultrapassava os limites — STEELY DAN, EMERSON, LAKE & PALMER e YES”, ele diz. “Agora eu posso seguir esse instinto e ser fiel a mim mesmo. Essas canções vêm desse lugar.”

