Tony Iommi sobre o Metallica: ‘O que eles fizeram foi fantástico!’
Em entrevista para a revista Guitar World, o guitarrista do BLACK SABBATH, Tony Iommi, foi questionado sobre o que ele pensa da influência de sua banda no movimento thrash, popularizado por bandas como METALLICA, MEGADETH, SLAYER e ANTHRAX. Ele respondeu:
“Foi bom ouvir essas bandas de thrash prestando homenagem a nós. É incrível como elas conseguiram levar isso adiante, transformando em algo novo e criando algo próprio. Eu só estava compondo coisas que gostava. Então, foi brilhante ouvir sobre outros músicos gostando do que eu fiz, pegando a mesma ideia e melhorando-a, evoluindo-a para o próprio som deles. Como o METALLICA, por exemplo, que provavelmente aprendeu coisas conosco, assim como com outras pessoas. O que eles fizeram com o som do metal, transformando-o em thrash, foi fantástico. Eles sempre foram respeitosos conosco, e são caras adoráveis. Eu adoro a atitude deles, a maneira como escrevem e tudo mais. Isso nos lembra muito de como éramos — todos juntos em uma sala, ensaiando e levando a sério.”
Os membros do METALLICA, Lars Ulrich e James Hetfield, introduziram o BLACK SABBATH no Rock And Roll Hall Of Fame em março de 2006, em Nova York.
Em um discurso emocionante, Hetfield se emocionou ao descrever a si mesmo como um introvertido de nove anos que encontrou salvação no som de Tony Iommi & Co. “Ele foi atraído por eles… como um garoto tímido para sua própria voz alta”, disse Hetfield no evento. “Aqueles riffs monstruosos viviam dentro dele e expressavam sentimentos que ele nunca conseguiu colocar em palavras, enviando arrepios de inspiração, desde aquelas letras sombrias, acordes rebeldes e tudo mais.”
“Eu percebo que, sem o som definidor do [SABBATH], não existiria METALLICA, especialmente com um James Hetfield. Nunca conheci uma banda mais atemporal e influente. Eles espalharam sua maravilhosa ‘doença’ por gerações de músicos. Até hoje, são sempre citados como influência por bandas pesadas. Eles são amados e altamente respeitados como os pais da música pesada.”

