‘Wish You Were Here’, do Pink Floyd, ganha edição de 50 anos
O Pink Floyd anunciou a edição de 50 anos do seu álbum de 1975, ‘Wish You Were Here’. O ‘Wish You Were Here 50’ oferece aos fãs uma nova perspectiva sobre um dos discos mais icônicos e amados da banda. A nova edição, com lançamento em 12 de dezembro de 2025, via Sony Music, apresenta vários discos com raridades – no cerne desta coleção especial estão seis versões e demos alternativas inéditas que apresentam o oitavo álbum de estúdio do Pink Floyd de uma forma totalmente nova que exige ser ouvida repetidamente.
‘Wish You Were Here 50’ será lançado em múltiplos formatos, incluindo 3-LP, 2-CD, Blu-ray, digital e um ‘Deluxe Box Set’. O lançamento digital inclui o álbum original de 1975, com uma nova mixagem Dolby Atmos de James Guthrie, cujo trabalho com o Pink Floyd remonta a ‘The Wall’ de 1979. Também inclui 25 faixas bônus, sendo nove raridades de estúdio e 16 gravações ao vivo capturadas pelo renomado ‘bootlegger’ Mike Millard no show do Pink Floyd na Los Angeles Sports Arena em 26 de abril de 1975, que agora recebe seu primeiro lançamento oficial. O áudio ao vivo foi meticulosamente restaurado e remasterizado por Steven Wilson.
A edição em Blu-ray também dá aos fãs a chance de ver três filmes de concerto da turnê de 1975 da banda, além de um curta-metragem de Storm Thorgerson. [Está disponível para pré-venda nos EUA aqui, no Canadá aqui e no Reino Unido aqui.] Os formatos 3-LP e 2-CD incluem o álbum original e as nove faixas bônus de estúdio.
O ‘Deluxe Box Set’ inclui todo o material dos 2-CD, 3-LP (em vinil transparente exclusivo) e Blu-ray, além de um quarto LP de vinil transparente, ‘Live At Wembley 1974’, uma réplica do single japonês de 7 polegadas de ‘Have A Cigar’ lado B ‘Welcome To The Machine’, um livro de capa dura com fotografias inéditas, um programa de turnê em quadrinhos e um pôster do show de Knebworth.
Para celebrar o anúncio do álbum em 12 de setembro, que veio meio século após seu lançamento original em 1975, foi lançada uma demo inicial inédita de ‘Welcome to the Machine’, originalmente intitulada ‘The Machine Song’. Mais curta do que a épica original, a ‘The Machine Song (Demo #2, Revisited)’ oferece aos fãs uma prévia emocionante do que esperar de ‘Wish You Were Here 50’. Outras raridades de estúdio a serem lançadas incluem ‘The Machine Song (Roger’s demo)’, a primeira demo caseira da música que Roger Waters originalmente trouxe para a banda, uma mixagem instrumental inédita da faixa ‘Wish You Were Here’ que mostra a ‘pedal steel guitar’ de David Gilmour, e pela primeira vez, uma ‘Shine On You Crazy Diamond (Pts. 1-9)’ completa que une as duas metades da música, recém-mixada em estéreo por James Guthrie.
Mais do anúncio de 12 de setembro: ‘Wish You Were Here’ tem sido uma constante nas listas de melhores álbuns de todos os tempos por décadas. O disco, que vendeu múltiplas Platinas e foi um sucesso #1, foi o primeiro do Pink Floyd a alcançar o topo das paradas em ambos os lados do Atlântico, tornando-se o álbum mais vendido da banda. Em 1973, ‘The Dark Side of the Moon’ havia levado o Pink Floyd de uma banda britânica de enorme sucesso para um dos maiores grupos de rock do planeta. ‘Wish You Were Here’ foi a poderosa resposta da banda à sua recém-descoberta fama global.
O álbum apresenta o elogio em várias partes a Syd Barrett ‘Shine On You Crazy Diamond’, a hipnótica ‘Welcome To The Machine’, a cáustica ‘Have a Cigar’, com sua linha imortal ‘Oh by the way, which one’s Pink?’ que, famosamente, não foi cantada por Waters ou Gilmour, mas por Roy Harper, um não-membro da banda, e a essencial faixa-título.

