78º aniversário de Bon Scott é festejado com eventos nos EUA
Marcando o que teria sido o 78º aniversário do falecido vocalista do AC/DC, o espólio (detentores dos direitos autorais) de Bon Scott está embarcando em uma série de ativações de alto perfil para celebrar a vida e a música do ícone.
No aniversário propriamente dito (9 de julho), haverá um concerto tributo no Arlene’s Grocery, no Lower East Side de Nova York. O infame clube de rock já hospedou algumas das noites mais barulhentas do rock and roll no século 21, e o show remeterá ao set secreto que o AC/DC realizou no CBGB em 1977. 16 cantores irão cada um interpretar uma clássica música do AC/DC com uma banda de apoio estelar.
Há também uma promoção concertada nas rádios dos EUA, na qual personalidades do rádio desejarão a Bon um feliz aniversário e tocarão uma ou mais de suas performances clássicas, como “Highway To Hell”, “It’s A Long Way To The Top (If You Wanna Rock N Roll)” e “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”.
Graças ao parceiro de merchandising de longa data do espólio, Perryscope Productions, novas colaborações estão em andamento com a Gordon Nicolson Kiltmakers e a Dixxon Flannel Company para criar produtos sob medida a partir dos dois tartans recém-criados e registrados de Bon Scott (Heritage e Touring), que celebram suas raízes na Escócia e seu local de nascimento em Kerriemuir.
Também chegando às prateleiras dos colecionadores estão novas figuras da Knucklebonz e da Super7, que já criaram designs baseados na turnê de 1979 “Highway To Hell”. Os novos designs remeterão a 1975 e apresentarão o colete de leopardo de Bon (Super7) e a roupa (com gaita de foles!) usada no clipe promocional no caminhão plataforma para “It’s A Long Way To The Top (If You Wanna Rock N Roll)” (Knucklebonz). As datas de lançamento de ambos serão anunciadas em breve.
Estas novidades seguem de perto o lançamento do colecionável definitivo que celebra um cidadão do império britânico — uma moeda de uma onça proof da Perth Mint com Bon de um lado e o Rei Charles do outro.
44 anos após sua morte prematura, a música que Bon Scott ajudou a criar com o AC/DC continua a ressoar com fãs e artistas colegas, como uma versão de “Big Balls” por Foo Fighters/Jack Black em Auckland, Nova Zelândia, em janeiro de 2024.
Poucos cantores de rock foram tão inesquecíveis — e provaram ser tão duradouros — quanto Bon Scott. Como frontman do AC/DC de 1974 até sua trágica morte em 1980 (aos 33 anos), sua “persona pirata do rock’n’roll”, letras de poeta das ruas e imagem marcante (um dos primeiros roqueiros a exibir orgulhosamente várias tatuagens) o tornaram uma lenda absoluta. Além disso, os vocais de Bon foram apresentados em várias bandas pré-AC/DC, incluindo Fraternity, The Valentines e The Spektors.