Ian Anderson revela doença incurável no pulmão

O veterano, icônico e genial Ian Anderson, do Jethro Tull, revelou nesta semana que está sofrendo de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), que é incurável. A doença promove uma obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro, narguiles ou outros compostos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.

“Eu nunca disse isso em público antes. Há alguns anos fui diagnosticado com essa doença pulmonar incurável chamada DPOC”, disse Ian Anderson, em entrevista que foi ao ar nesta semana no programa de TV The Big Interview, de Dan Rather, da rede AXS, dos Estados Unidos.

“Há períodos em que a infecção se transforma em uma bronquite muito séria e fico de duas a três semanas sem conseguir trabalhar, sem poder subir num palco”, disse o músico. “Estou sob forte medicação, mas preciso ficar em lugares sem nenhum tipo de poluição. Sinto dizer que meus dias estão contados.”

Ian Anderson começou sua história na música nos anos 1960, tocando blues e jazz fusion em uma banda que mudava de nome o tempo inteiro. Até que um empresário definiu que o nome da banda seria Jethro Tull e assim ficou até hoje. 

Foto: JT / Reprodução