Udo aconselha as bandas novas: ‘Não assine com gravadora’

Em entrevista lançada nesta semana pelo Chaoszine, Udo Dirkschneider (U.D.O., Accept) disse que a indústria da música mudou muito desde que ele começou sua carreira, por isso aconselha as bandas novas a não assinarem contrato com nenhuma gravadora.

“Não é mais como nos anos 1980. A venda de CDs está despencando. Ainda assim, temos sorte, pois no tipo de música que fazemos as pessoas ainda querem ter a mídia física ― ao contrário do que acontece na música pop, por exemplo”, disse Udo. “O grande problema está com as bandas jovens: elas não conseguem vender álbuuns e as gravadoras não têm mais dinheiro para mantê-las. Vi bandas muito boas aparecerem e depois de dois anos acabarem.”

Udo lembra que os próprios executivos de gravadora tinham uma abordagem diferente nos anos 1980. 

“Quando comecei com o Accept, a gravadora se planejava para ter lucro apenas após o quinto LP. Dá para imaginar? Depois de cinco álbuns! E eles colocavam muito dinheiro na divulgação. Isso acabou, não existe mais”, diz o vocalista. “Então, se eu tiver que dar um conselho às bandas jovens, é o seguinte: não assinem contrato nenhum com uma gravadora! Tente produzir e lançar seu próprio álbum ― tecnicamente, isso hoje é possível. Depois, venda seu trabalho pela internet. Divulgue o disco em alguns sites. Faça seu próprio clipe. Hoje dá para fazer isso com um smartphone: a qualidade é muito boa.”

No próximo dia 22 de abril, Udo lança o álbum My Way, através da Atomic Fire Records. O disco comemorativo aos 70 anos do músico contém 17 covers de artistas que influenciaram o gigante baixinho alemão.

O disco também terá Udo cantando em sua língua natal pela primeira vez em sua carreira. Trata-se da música Kein Zurück, do Wolfsheim. O disco apresenta ainda covers de Uriah Heep (Sympathy), Rainbow (Man on the Silver Mountain), Sweet (Hell Raiser), Motörhead (No Class), Led Zeppelin (Rock and Roll), Billy Squier (The Stroke), Rolling Stones (Paint it Black), Scorpions (He’s A Woman, She’s A Man), AC/DC (TNT), Judas Priest (Hell Bent for Leather) e Queen (We Will Rock You), entre outros.

Foto: Reprodução