Museu Cliff Burton será inaugurado em maio na Suécia

Cliff Burton terá um museu próprio em sua memória na cidade de Ljungby, na Suécia. Foi nesta cidade que ele veio a ser a única vítima fatal do acidente de ônibus do Metallica, quase 36 anos atrás, em 1986.

Ljungby acabou se tornando um “ponto turístico” após 1986 para quem acompanha a carreira do grupo – muitas pessoas vão ao local anualmente para prestar homenagens, colocar flores, ornamentos, recitar orações e todas as outras formas particulares de demonstrar respeito ao legado de Cliff junto ao memorial inaugurado para ele, em setembro de 2006. 

Esta homenagem lapidada próxima à rodovia do acidente atraiu cada vez mais pessoas para a Suécia, inclusive movimentando o turismo da região.

Agora fãs do mundo inteiro e todos aqueles que conhecem quem foi Cliff Burton poderão visitar um espaço recheado de fotos, álbuns, pôsteres, ingressos de época, além de entrevistas e fotos do primeiro fotógrafo a fazer registros do acidente, Lennart Wennberg, do jornal Expressen. 

O museu terá também um palco parecido com o último com o qual Cliff se apresentou, em Estocolmo, com réplicas do contrabaixo e da bateria de Lars no show, e um pôster com o último autógrafo de Burton.

Os organizadores do museu receberam doações de instituições diversas, além de também contribuições de um historiador sueco e até mesmo fãs do Metallica, que foram perguntar como podiam ajudar na consolidação do museu. Haverá um evento de inauguração que acontecerá no dia 14 de maio, em um sábado.

Foto: Reprodução