Clássico do UK Subs é relançado em CD no Brasil

Quarto álbum de estúdio da banda inglesa e título mítico do punk rock do UK Subs, “Endangered Species” chega às lojas do país pela Rock Brigade Records em edição de luxo. Repertório inclui versão original de faixa regravada pelo Guns N’ Roses. 

O UK Subs tem uma particularidade: o grupo lança álbuns com a primeira letra de cada título seguindo a ordem alfabética. “Endangered Species” é o quinto LP do conjunto, que lançou inicialmente quatro álbuns de estúdio e um ao vivo.

O punk pode ter vivido o auge de sua popularidade em 1977, mas uma série de discos lançados em 1982 mudou o cenário desse gênero para sempre. “Troops of Tomorrow” (The Exploited), “Hear Nothing See Nothing Say Nothing” (Discharge) e “City Baby Attacked By Rats” (GBH) são alguns dos clássicos que recém-completaram quarenta anos de lançamento e tiveram edições em CD de caráter comemorativo distribuídas no Brasil pela Rock Brigade Records. 

O mais novo acréscimo ao catálogo do selo é “Endangered Species”, quarto álbum de estúdio do UK Subs. Amplamente considerado o ponto alto da ilustre carreira da banda, o disco contém a versão original de “Down On The Farm”, posteriormente regravada pelo Guns N’ Roses em “The Spaghetti Incident?” (1993), além de “Living Dead” (na qual o guitarrista Nicky Garratt entrega um de seus melhores riffs) e “Countdown”, na qual o vocalista e principal compositor do grupo Charlie Harper abre a contagem para o fim do mundo denunciando, literal e metaforicamente, o aumento da temperatura nas ruas de Londres. A presente edição de “Endangered Species” possui slipcase (luva) e contém quatro faixas bônus.

Formado em meados dos anos 1970 pelo vocalista Charlie Harper — detentor do título não oficial de “punk raiz mais velho ainda em atividade” —, o U.K. Subs foi, com o passar do tempo, endurecendo seus modos e acelerando seu som, obtendo destaque por meio da combinação de letras repletas de críticas sociais e humor ácido com instrumentais na linha do The Clash dos primórdios.

Não obstante as inúmeras mudanças na formação, Harper sempre assegurou que a integridade da proposta fosse mantida. Entre álbuns de estúdio, ao vivo e compilações, a extensa discografia da banda é composta por mais de 50 títulos, alguns dos quais, contra todas as probabilidades, entraram nas paradas dos mais vendidos no Reino Unido.

Foto: Divulgação