Jimmy Page mostra demo da música que virou ‘The Rain Song’

Jimmy Page compartilhou “The Seasons”, um arranjo instrumental anteriormente não lançado que eventualmente formou a base para “The Rain Song” do álbum “Houses Of The Holy” do Led Zeppelin de 1974.

“Minha ideia original para as faixas de abertura de ‘Houses Of The Holy’ era que uma breve abertura seria uma introdução instrumental empolgante com camadas de guitarras elétricas que se conectaria a ‘The Seasons’, mais tarde intitulada ‘The Rain Song’. Novamente, haveria um movimento instrumental de guitarra acústica contrastante com melotron que poderia levar ao primeiro vocal do álbum e ao primeiro verso da música”, disse Page.

“‘The Seasons’ era um lembrete para mim mesmo da sequência da música e de várias ideias que eu tinha para ela em seu estágio embrionário. Eu trabalhei nela por uma noite em casa. Durante a rotina da abertura agora intitulada ‘The Plumpton And Worcester Races’, a seção de meio tempo nasceu e a abertura se transformou na música ‘The Song Remains The Same’. Esses ensaios foram feitos em Puddle Town, às margens do rio Piddle, em Dorset, Reino Unido. A primeira série de gravações foi feita nos estúdios Olympic com George Chkiantz. Depois, fomos gravar em Stargroves, a casa de campo do Sir Mick Jagger, e, assim como em Headley Grange, com o caminhão de gravação dos Rolling Stones.”

“‘The Song Remains The Same’ foi tocada em uma guitarra Fender de 12 cordas, a mesma usada em Becks Bolero, com minha confiável Les Paul número 1 em overdubs em afinação padrão. ‘The Rain Song’ tinha uma afinação não convencional em guitarras acústicas e elétricas. Nos shows ao vivo, ela se tornou uma característica de treino para o duplo braço.”

Foto: Divulgação