Tony Iommi se impressiona com balé que usa músicas do Sabbath

Um balé com trilha sonora da música do Black Sabbath estreará em setembro no teatro Hippodrome na cidade natal original das lendas do heavy metal, Birmingham, Reino Unido. Entre os clássicos que serão dançados, estão “Paranoid”, “Iron Man”, “War Pigs”, “Black Sabbath”, “Laguna Sunrise” e “Sabbath Bloody Sabbath”, entre outros.

“Black Sabbath – O Balé” será apresentado de 23 a 30 de setembro. A temporada em Birmingham esgotou completamente e uma matinê extra foi adicionada em 24 de setembro. 

Encomendado pelo diretor da Birmingham Royal Ballet, Carlos Acosta, e pelo Ballet Now, o balé incluirá oito clássicos do Black Sabbath especialmente orquestradas, além de novas músicas inspiradas no lendário grupo britânico.

O guitarrista do Sabbath, Tony Iommi, que esteve presente em alguns ensaios e foi visitado em seu estúdio pelo compositor do Black Sabbath Ballet, Christopher Austin, foi perguntado pela Birmingham World se ele poderia imaginar que, meio século depois de formar o Sabbath, a companhia de balé de Birmingham estaria dançando ao som de sua música. 

Tony riu e disse: “Eu não teria acreditado, para ser honesto. Na época em que me envolvi com o Black Sabbath, achei ótimo, porque era algo tão diferente e nunca havia sido feito antes. E achei um desafio”.

“Estou vendo nossa música de uma forma diferente agora com isso [o balé], porque está sendo interpretada de uma maneira diferente. Ainda tem as coisas básicas, mas teve coisas diferentes na orquestração. E eu nunca pensei nem por um minuto que teríamos pessoas dançando ao som de ‘Black Sabbath’, ‘War Pigs’ e ‘Iron Man’. Mas aqui estamos!”

Quanto a saber se o Balé do Black Sabbath poderia inspirar fãs de heavy metal a se tornarem fãs de balé e fãs de balé a se tornarem fãs de heavy metal, Iommi disse: “Espero que sim. É uma combinação estranha, mas você tem que ousar. Acho que seria realmente interessante ver os fãs do Sabbath e depois ver os fãs de balé gostando disso.”