Vocal do Accept relembra: cantou com o Iron Maiden há 40 anos

Em um episódio recente do podcast “Talk Louder”, apresentado pelo veterano jornalista de música “Metal Dave” Glessner e pelo vocalista de Jason McMaster (Dangerous Toys), Mark Tornillo, do Accept, lembrou sobre a experiência de cantar no Iron Maiden em uma apresentação improvisada em um clube de Nova York há quatro décadas.

“Minha banda anterior ao Accept, o T.T. Quick, tinha uma noite fixa às quintas-feiras no L’Amour [clube lendário no Brooklyn]. Nós tocávamos toda quinta-feira. Éramos a atração principal para 600 ou 700 pessoas em uma quinta-feira. [O baterista] Glenn Evans estava na banda naquela época. O EP ainda não tinha sido lançado. Deve ter sido em 1983, eu acho. E um dos donos do [L’Amour], o Mike, entra nos bastidores e diz: ‘Ei, os caras do Iron Maiden estão aqui. Eles querem saber se está tudo bem se eles ficarem nos camarins.’ E nós ficamos tipo, ‘O quê?’ Como se fossemos dizer ‘não’. Eu disse, tipo, ‘Sim, claro. Diga para eles virem.’ E, é claro, tínhamos uma festa acontecendo lá. Era 1983. O que você esperava? Então eles todos vieram, ficaram lá. E perguntamos a eles: ‘Vocês querem tocar?’ [E eles disseram], ‘Nah, não queremos tocar.’ O ato de abertura estava tocando; eu não lembro quem era. Então, na troca de banda, eles ainda estavam lá nocamarim. Nós estávamos nos preparando para subir no palco. E subimos. E devemos ter tocado umas cinco ou seis músicas, e meu técnico de guitarra diz, ‘Ei, vem aqui. Vem aqui.’ E eu falei, ‘O que foi?’ ‘Eles querem subir e tocar.’ ‘Diga para eles subirem e tocarem. Estou bem com isso. Ótimo. Diga a eles depois da próxima música.’ ‘Ok.’ Fizemos a próxima música. E eles estavam começando a subir. Estávamos começando a sair do palco. Eu ia apresentar a banda. E a multidão sabia que eles estavam lá. E o entusiasmo na multidão passou de ‘Aaahhh’ para ‘Ooooaaahhh.’ Não dava para perder o [guitarrista do Maiden] Dave Murray subindo ao palco e [o baixista do Maiden] Steve Harris. Então eu estava me preparando para apresentar a banda… E eu tenho uma gravação em fita cassete disso; meu técnico de som, brilhante que ele era, teve a presença de espírito de gravar em uma fita cassete. Acho que saí do palco antes de apresentá-los porque achei que eles não precisavam de apresentação. E enquanto eu estava saindo, Steve Harris simplesmente me segurou pelo ombro e disse, ‘Para onde você está indo?’ Eu disse, ‘Vou [sair e assistir vocês tocarem].’ E ele disse, ‘O Bruce [Dickinson, vocalista] não está aqui, cara. Você está cantando.’ E eu disse, ‘Ok.’ Ele disse, ‘O que vamos fazer?’ Eu respondi, ‘Que tal ‘Wrathchild’?'”

Tornillo continuou dizendo que ficou completamente chocado por estar se apresentando com o Maiden. “Perdi o controle, cara. Não dormi por três dias. A adrenalina estava a mil. A multidão ficou maluca”.

Em fevereiro de 2023, Tornillo se juntou à banda de tributo feminina do Iron Maiden, The Iron Maidens, no palco durante o último show da turnê conjunta de Accept e The Iron Maidens na Europa, em Saarbrücken, Alemanha, para tocar o clássico do Maiden, “Wrathchild”. O vídeo de sua participação pode ser visto abaixo.

Tornillo entrou para o Accept em 2009 como substituto do vocalista original da banda, Udo Dirkscheider. Ele pode ser ouvido nos últimos cinco álbuns de estúdio do Accept: “Blood Of The Nations” (2010), “Stalingrad” (2012), “Blind Rage” (2014), “The Rise Of Chaos” (2017) e “Too Mean To Die” (2021).