Dream Theater anuncia retorno do baterista Mike Portnoy à banda

Os titãs da música progressiva vencedores do Grammy, Dream Theater, anunciaram o retorno do baterista Mike Portnoy ao grupo. Portnoy se reunirá com o guitarrista John Petrucci e o baixista John Myung — o trio formou a banda no Berklee College Of Music em 1985 — juntamente com os membros de longa data, o vocalista James LaBrie e o tecladista Jordan Rudess. 

O Dream Theater entrará em estúdio para começar a trabalhar em seu 16º álbum de estúdio e o primeiro com Portnoy desde “Black Clouds & Silver Linings” de 2009. 

“Entendo a decisão do Dream Theater de trazer Mike Portnoy de volta neste momento”, afirma Mike Mangini, que se juntou à banda em 2010. “Como foi dito desde o primeiro dia, meu papel não era preencher todas as funções que Mike tinha na banda. Eu era responsável por tocar bateria para ajudar a banda a continuar. Meu principal papel de manter nosso show ao vivo funcionando de forma coesa todas as noites foi uma experiência intensa e gratificante. Felizmente, tive a oportunidade de tocar música com esses músicos icônicos, bem como alguns momentos divertidos cheios de humor. Também gostei muito de passar muito tempo com a equipe. E, claro, há a vitória no Grammy, que foi incrivelmente satisfatória. Aos fãs: muito obrigado por serem incríveis comigo. Eu guardo com carinho as fotos de todos vocês enlouquecendo e se divertindo. Por fim, eu realmente amo a banda, a equipe e a administração, e desejo a eles e a toda a organização tudo de melhor”. 

Portnoy comentou: “Estou repleto de alegria por estar voltando para casa e me reunindo com meus irmãos! Há tanta história compartilhada entre todos nós… tantas memórias, tanta música… pensar que estamos prestes a completar 40 anos desde o início desta jornada! A ideia de criar nova música juntos é tão empolgante – e eu mal posso esperar para cair na estrada e tocar ao vivo para toda uma nova geração de fãs que nunca teve a chance de ver essa formação antes… Não há lugar como o lar!” 

Portnoy assistiu ao seu segundo show do Dream Theater como espectador em 1º de julho no The Met, na Filadélfia, Pensilvânia. O baterista de 56 anos, que deixou o Dream Theater em 2010, recorreu às redes sociais para compartilhar uma selfie dele e de sua esposa Marlene na plateia do show em Filadélfia, que fazia parte da turnê “Dreamsonic” da banda com Devin Townsend e Animals As Leaders, e ele incluiu a seguinte mensagem: “OK… isso é um pouco estranho!” Ele também adicionou um emoji rindo e chorando. 

Portnoy, que mora na Pensilvânia com sua família, já havia assistido ao show do Dream Theater em março de 2022 no Beacon Theatre, em Nova York. Foi a primeira vez que ele viu seus ex-companheiros de banda se apresentarem ao vivo desde sua saída da icônica banda de metal progressivo há 13 anos.