Show de reunião marca 40 anos do Tonelada em SP

Banda que na década de 1980 lotava importantes casas de shows na capital paulista, retorna após cinco anos com sonoridade revigorada e mensagens sobre a sociedade atual. A banda paulistana de rock Tonelada, formada por amigos de classe do crítico musical e ex-VJ da MTV, Fábio Massari, retorna pontualmente neste fim de 2023 que celebram 40 anos desde que surgiu, entre amigos, lá nos idos de 1980: recém-lançaram as plataformas digitais o single “Malte“, com as músicas ‘Maneh’ e ‘79’, e realizaram um show de retorno, que preencheu o Morrison Rock Bar (Vila Madalena/SP) no último dia 5/12, com set list repleto de hits do primeiro e único disco homônimo. 

O single reúne boa parte do Tonelada, como Fernando Moro (voz), Tuco Marcondes (guitarra), René Parise (guitarra), Renato “Bêlla” Parente (baixo e teclado), Hugo Hori (sax) e José Vicente Frascino (bateria). 

São as primeiras faixas inéditas depois 33 anos, com letras perspicazes e músicas com arranjos de bom gosto. ‘Maneh’ é um pop punk que faz uma crítica às redes sociais e ao ecossistema que habita nelas com seus jargões, pensamentos rasos e cancelamentos. 

Já ‘79’ tem o jeitão de um rock da década de 70, mas com uma sonoridade bem atual. A letra traz reflexão sobre a maturidade e as motivações da geração ‘baby boomer’, que agora chega aos 60 anos de idade. 

Há 40 anos, o Tonelada é sobre amigos que se reúnem para fazer música. A banda é formada por advogados, economista, publicitário e músicos profissionais, todos bem sucedidos em suas carreiras, e a música é só uma das coisas que nos une

Assim, este é um lançamento que reforça laços de amizade e reafirma a música como o elo crucial da longevidade do Tonelada, que além de banda, significa um estado de espírito alegre e livre. 

A banda tem influências que vão de Rita Lee a bandas como Joelho de Porco, The Police, Dire Straits, Língua de Trapo, Yes, Deep Purple e Led Zeppelin.