Cradle of Filth finaliza novo álbum: primeiro single sai em outubro

Em entrevista ao Total Rock, o vocalista do Cradle of Filth, Dani Filth, revelou que o novo álbum da banda está “terminado”. “O novo single será lançado no início de outubro antes da nossa turnê europeia… Então, sim, novo single antes do álbum que será lançado — vou dizer no final de fevereiro, mas estaria mentindo. Porque não tenho ideia. Mas é por volta dessa época.”

Em maio passado, Filth falou à revista Heavy da Austrália sobre o progresso das sessões de gravação do álbum sucessor de “Existence Is Futile” de 2021: “Já fizemos nossa faixa colaborativa com Ed Sheeran, embora ela provavelmente saia na edição especial do novo álbum, mas não posso falar muito mais sobre isso. Devemos lançar um novo single, na verdade, por volta da época da turnê australiana [em setembro de 2024], talvez um pouco depois… O single deve sair provavelmente na mesma época, com o álbum sendo lançado por volta de março do ano que vem.”

Ele continuou: “Começamos o álbum em julho passado, e nossa gravadora estava, tipo, ‘Por que vocês estão demorando tanto?’ É, tipo, ‘Bem, porque estamos em turnê.’ Começamos o álbum e então literalmente saímos em turnê por dois meses. Estivemos muito, muito ocupados.”

Questionado sobre a direção musical do novo material do Cradle of Filth, Dani disse: “É um passo além do último álbum. Mesmos valores de produção, mesmo produtor, embora sempre abordemos de uma maneira diferente, então soa muito diferente. Não posso falar muito sobre isso porque, não importa o que eu diga, não vai realmente justificar ou fazer justiça às faixas. É muito difícil de explicar. Tem elementos da vibe de ‘Dusk… And Her Embrace’. Vocalmente, é um pouco de tudo. É um álbum agressivo. É um álbum muito cativante. Sim, é algo que vai realmente agradar nossos fãs. Trabalhamos muito nisso. E o último álbum foi muito bem recebido, ‘Existence Is Futile’. É um avanço a partir disso. Mas não porque estou sendo mandado, ‘Mantenha a calma. Você não pode falar sobre o álbum ainda.’ É muito difícil falar sobre algo que tem tanto conteúdo.”

No ano passado, o Cradle of Filth lançou seu primeiro álbum ao vivo em mais de 20 anos, “Trouble And Their Double Lives”, via Napalm Records. O LP foi gravado entre 2014 e 2019 em diferentes apresentações nos EUA, Europa, Austrália e além, durante a turnê mundial “Cryptoriana” e datas posteriores. Produzido, mixado e masterizado por Scott Atkins no Grindstone Studios, com gravação capturada por Danny B, o esforço não só apresentou uma série de favoritos dos fãs que abrangem a discografia da banda, mas também duas faixas bônus e duas músicas totalmente novas, “She Is A Fire” e “Demon Prince Regent”.