Vandenberg explica porque sumiu por 15 anos no pós-Whitesnake

Em entrevista ao Alma Hard, o guitarrista holandês Adrian Vandenberg (Whitesnake) foi perguntado por que ele fez uma pausa de 15 anos na gravação de música antes do lançamento do álbum de estreia de sua banda Vandenberg’s Moonkings em 2014. 

“Bem, eu fiquei com David [Coverdale, líder do Whitesnake] até 1998, porque fizemos turnês — fizemos turnê em 1994 e em 1997, ’98. Então, no final de 1998, David queria parar com tudo porque não estava se sentindo bem e queria parar de fazer turnês, pois parecia não estar mais curtindo. Em 1999, eu estava com uma namorada na época, e ela teve um bebê. Na verdade, nós tivemos um bebê, e ela ficou grávida, e eu pensei: ‘Que ótimo. Quero estar presente para isso.’ Claro, eu não queria sair em turnê e gravar discos porque isso é algo muito importante. Mas quando o bebê tinha três anos, o relacionamento terminou, e não éramos casados. E foi um período muito difícil. E eu pensei: ‘Se eu começar a gravar agora, formar uma banda e sair em turnê, vou ser um daqueles pais que só aparece de vez em quando e diz, ‘Sou seu pai, mas tenho que ir’. Então, quando o relacionamento não deu certo, quis ser uma parte importante na vida da minha filha. Pensei: ‘Sabe de uma coisa? Vou viver das minhas pinturas por cerca de 10, 11 anos,’ que foi o que fiz, ‘até ela ter idade suficiente para entender o que eu realmente faço e o que fiz antes.’ Assim, quando minha filha tinha cerca de 11 ou 12 anos, ela já estava velha o suficiente para entender e achou muito legal, porque tinha crianças na escola que diziam: ‘Ah, aquele é o seu pai? Ele é famoso e tem cabelo comprido’ e essas coisas. Então, até ela ter uns 11 ou 12 anos, para ela era totalmente normal que eu tocasse um pouco de guitarra e pintasse. Foi então que comecei o Moonkings”. 

“Ela devia ter uns 12 anos, algo assim. E eu realmente sentia falta de tocar, fazer turnê e shows e tudo mais, então fiquei feliz em retomar. E pensei: ‘Bem, o mundo já deve ter esquecido de mim, claro.’ Seria totalmente normal, porque é assim que funciona. Música pop é chamada de música pop porque, quando começou, com bandas como Beatles e artistas pop dos anos 60, as pessoas pensavam: ‘Ah, sabe, esse é o tipo de música que você descarta. É música pop, música popular. É música que você esquece depois de alguns meses.’ Mas nunca desapareceu, felizmente, e é por isso que eu também não desapareci. Ainda estou aqui.”

Vandenberg foi membro do Whitesnake por 13 anos, no auge da fama da banda, contribuindo com o solo em “Here I Go Again”. Ele também fez parte do supergrupo Manic Eden e, mais recentemente, lançou vários álbuns com o Vandenberg’s Moonkings.

A banda homônima de Vandenberg lançou seu álbum de retorno, intitulado “2020”, em maio de 2020 pela Mascot Records/Mascot Label Group. Um LP seguinte, “Sin”, foi lançado em agosto de 2023.