Bon Jovi e os problemas com a voz: ‘Se não estiver bom, estou fora’

O vocalista Jon Bon Jovi abordou seus recentes problemas vocais durante uma sessão de perguntas e respostas na conferência Pollstar Live! desta semana, onde recebeu o prêmio “Milestone” pelo 40º aniversário da banda. Aos 62 anos, ele nunca foi conhecido como um cantor especialmente técnico e recebeu críticas severas por suas performances durante a turnê dos EUA do Bon Jovi em 2022. A turnê foi em apoio ao álbum “2020”, lançado em outubro daquele ano.

“Eu passei por uma cirurgia reconstrutiva nas minhas cordas vocais, e nunca tive nada assim antes”, disse Jon quando questionado sobre seus problemas vocais. “Então tem sido um caminho difícil, mas encontrei um médico na Filadélfia que fez algo chamado medialização [um procedimento no qual a prega vocal paralisada é movida para o meio para que a prega vocal funcional possa fechar corretamente e recuperar a função vocal normal e a capacidade de engolir], porque uma das minhas cordas estava literalmente atrofiada. Às vezes, as pessoas desenvolvem nódulos; isso é bastante comum. Às vezes, desvios de septo e coisas que fizeram afetam as cordas. A única coisa que já esteve no meu nariz foi meu dedo. E então foi muito difícil nesta última década lidar com algo que estava fora do meu controle. A corda vocal forte estava literalmente tomando o que restava da fraca. Então, colocaram um implante plástico nela há quase dois anos. Eu tenho passado por essa reabilitação, colocando tudo de volta nos eixos, mas estou chegando perto. Na sexta-feira à noite [no MusiCares ‘Person Of The Year’ gala] foi a minha primeira apresentação ao vivo em dois anos. O novo álbum está pronto. Agora eu só quero voltar a fazer duas horas e meia por noite, quatro noites por semana, antes de sair novamente em turnê. Mas estou confiante no meu médico.”

Jon também foi questionado sobre os planos futuros do grupo Bon Jovi, que incluem o lançamento da próxima docussérie do Hulu intitulada “Thank You, Goodnight: The Bon Jovi Story”. 

“Minha saúde tem sido o principal tópico de discussão, mas estou bem no caminho da recuperação. Se eu não puder ser ótimo, estou fora. E acredito que o documentário que estamos prestes a lançar aborda tudo isso. Ele se chama ‘Thank You, Goodnight’ por um motivo. E vamos determinar o que acontece lá. Mas temos esse incrível documentário de quatro partes para celebrar o 40º aniversário. Temos um novo álbum pelo qual estou muito animado. E a esperança é que eu consiga sair e celebrar desta vez, porque estou muito empolgado com isso.”