David Isberg, fundador do Opeth, lança 2º livro de poesia

David Isberg, músico sueco mais conhecido por ter fundado a banda de metal progressivo Opeth, lançará seu segundo livro de poesia em 10 de janeiro de 2024, pela editora sueca Stevali.

O livro em sueco, intitulado “Numerisk Kaos – Stokastiska Svärtor & Variablar” (“Caos Numérico – Escuridão Estocástica e Variáveis”), contém poemas sombrios e emocionais sobre diferentes fases da vida que viram muita esperança e desespero, melancolia, distopia e autopiedade. O livro também apresenta poemas interpretados e ilustrados por Kristin Sjökvist.

“Numerisk Kaos – Stokastiska Svärtor & Variablar” será lançado por meio de uma cerimônia em 10 de janeiro no porão do antigo e rústico Scala Theatre, no centro de Estocolmo, onde David participará de uma performance ao vivo de spoken-word, lendo poemas do livro e falando sobre emoções, robôs e nerdice musical.

Isberg, que atualmente é o vocalista principal da brutal banda de doom death metal Bloodofjupiter, formou o Opeth em 1990 com alguns amigos de Täby, Suécia.

O amigo de longa data Mikael Åkerfeldt estava em uma banda chamada Eruption, mas considerava sair desse grupo. Um dia, David o convidou para tocar baixo no Opeth e Åkerfeldt aceitou a oferta. 

No entanto, quando ele chegou ao ensaio, nenhum dos outros membros da banda sabia que Mikael estava vindo e eles não queriam expulsar o baixista que já tinham. A discussão resultante levou todos os membros do Opeth (exceto David) a sair. Eles mudaram o nome para Crowley e lançaram uma fita demo chamada “The Gate” em 1991. 

David permaneceu com o Opeth até 1992, quando saiu, citando diferenças criativas. Os deveres de vocalista principal no Opeth foram subsequentemente assumidos por Åkerfeldt.