Eric Clapton em São Paulo: review e galeria de fotos

29/9/2024
Allianz Parque, São Paulo

Eric Clapton é considerado por muitos críticos e fãs como um dos maiores guitarristas do mundo, sempre aparecendo em listas de melhores guitarristas em posições altas, e não é a toa. Diversas de suas músicas são grandes clássicos, tanto que muitas pessoas podem não o conhecer por nome, mas com certeza já ouviram alguma de suas músicas. Então, poder assistir a um show seu ao vivo, é algo que muitas pessoas querem, e São Paulo teve essa oportunidade no domingo do dia 29 de setembro, no Allianz Parque. 

O show teve como abertura Gary Clark Jr., guitarrista e cantor de blues que começou sua carreira no final dos anos 90, e vem conquistando seu respeito e fama pelo mundo desde então. Seu show durou por volta de uma hora, onde tocou 6 de suas músicas e um cover de Stevie Wonder, “What About the Children”. Com suas habilidades, com certeza conquistou todo o público que ainda não o conhecia, e entregou um show de respeito à quem já o acompanhava. 

Então, as 20 em ponto, Eric Clapton subiu ao palco com sua banda, e abriu o show com “Sunshine of Your Love”, clássico que escreveu em sua época no Cream. Após mais 3 músicas, ele e sua banda saíram do palco por alguns instantes para ajeitar tudo para uma sessão acústica, que começou com “Kind Hearted Woman Blues”, de Robert Johnson. 

 

Pelo meio da sessão acústica, chamou o brasileiro Daniel Santiago, com o qual já vem fazendo parcerias faz anos, para tocar algumas músicas, incluindo a clássica “Tears in Heaven”, para depois voltar a sessão normal. A setlist do show contou com 9 músicas cover, sendo uma dessas músicas “Cocaine”, de J. J. Cale, que se popularizou pela versão de Eric Clapton. Também tocou músicas de Willie Dixon, Jimmy Cox, Charles Segar, entre outros músicos de blues famosos. Mas, ao se tratar de músicas suas, infelizmente alguns clássicos que todos esperam foram deixados de lado, como “Layla” e “Wonderful Tonight”. 

Por mais que a gente sinta falta, é compreensível ele não tocar essas músicas. Alguns anos atrás, revelou em uma entrevista que possuía neuropatia periférica, doença que pode causar diversas dores, dormência e fraquezas especialmente nas mãos e nos pés. Por conta da sua condição, provavelmente está mais difícil para ele de tocar em todos os shows essas músicas, e por isso resolveu cortar da setlist desta tour. 

Finalizou o show com “Before You Accuse Me” de Bo Diddley. Mesmo com essa falta, o show entregou tudo com seus clássicos do Blues, e dava pra ver que Eric e sua banda estavam realmente felizes de estar tocando para o público, especialmente Nathan East, baixista e vocalista que toca com ele há anos, que não parava de sorrir durante o show inteiro. O próprio Eric Clapton não tirava o sorriso da cara enquanto tocava. E mesmo com todas as dificuldades, ainda tocou com maestria sua guitarra. 

Por mais que esse não seja mais o Eric Clapton dos anos 60 ao 90, que não possuía ainda seus problemas de saúde, tocava todos seus clássicos e estava em melhor disposição, o show ainda valeu a pena. Se o Eric Clapton ainda retornar alguma vez para o Brasil, para todos os fãs que conseguirem pagar, vocês não irão se arrepender, pois ele ainda arrebenta na guitarra na medida do possível. Mas tenham a noção que algumas de suas músicas favoritas podem ficar de fora do show.

Por Eduardo Santos; Fotos: Divulgação