Cinema resgata história do thrash

Estreia no dia 20 de abril nos  cinemas americanos o filme Murder In The Front Row: The San Francisco Bay Area Thrash Metal Story, filme-documentário que conta a história do surgimento do thrash metal em San Franciso, Califórnia.

Dirigido por Adam Dubin, o filme contém mais de 50 entrevistas com vários personagens da cena, como membros do Metallica, Megadeth, Slayer, Anthrax, Exodus, Testament, Possessed e Death Angel. Eles contam suas histórias através de uma mistura de depoimentos em primeira pessoa, animação e narração.

A narrativa do filme conta a história de um grupo de jovens no norte da Califórnia com uma paixão compartilhada por bandas de rock pesado, como UFO, Iron Maiden e Motörhead.

“Estas são apenas boas histórias e são histórias muito humanas”, diz o diretor Adam Dubin. “Todas essas bandas eram principalmente da Inglaterra e nunca tinham visitado a Costa Oeste dos EUA. Aqueles jovens começaram a criar suas próprias músicas, começaram seus próprios fanzines, agendando shows em clubes e trocando fitas K7.”

O documentário é levemente baseado em um livro de fotos com o mesmo nome do filme, lançado em 2012 por Harald Oimoen e Brian Lew.

“O que eu amei no livro é que não era apenas sobre o Metallica”, diz Dubin. “O livro documenta uma cena vibrante, onde todas as bandas eram iguais e havia verdadeira camaradagem entre eles. As fotos capturavam o suor dos clubes, o zumbido em seus ouvidos e o poder dos jovens. Harald e Brian capturaram a humanidade disso, e eles entenderam que eu era alguém que poderia transformar isso em um filme.”