Geoff Tate confirma que já trabalha em ‘Operation: Mindcrime III’
O ex-vocalista do Queensrÿche, Geoff Tate, revelou que está trabalhando no terceiro e último capítulo da clássica série de álbuns da banda, “Operation: Mindcrime”.
Originalmente lançado em maio de 1988, o terceiro álbum de estúdio do Queensrÿche, “Operation: Mindcrime”, levou o quinteto a um nível totalmente novo. O conceito, revelado através das músicas, gira em torno do personagem Nikki, um ex-viciado em drogas desiludido com uma sociedade corrupta. Atraído para um grupo revolucionário com características de culto, liderado pelo Dr. X (interpretado pelo falecido e querido ator britânico Anthony Valentine), Nikki é manipulado para assassinar líderes políticos, até que sua amizade com a freira Sister Mary finalmente o leva a enxergar a verdade.
Considerado um dos maiores álbuns conceituais de metal de todos os tempos, “Operation: Mindcrime” foi certificado como platina nos EUA em 1991 e incluído nos “Top 100 Metal Albums Of All Time” pelas revistas Kerrang! e Billboard. A Rolling Stone também o listou em uma classificação semelhante, observando que “quase 30 anos após seu lançamento inicial, ‘Mindcrime’ parece assustadoramente atual.”
O álbum original “Operation: Mindcrime” entrelaça temas como religião, abuso de drogas e política radical e clandestina. Em contraste, “Operation: Mindcrime II”, de 2006, foi visto como uma sequência desnecessária que muitos acreditam ter desvalorizado o álbum original, embora tenha sido considerado um bom álbum por si só.
Tate discutiu seus planos para “Operation: Mindcrime III” em uma entrevista ao programa Rock Of Nations: “Eu diria que tem mais uma sensação de Queensrÿche dos primeiros tempos. [As novas músicas são] super pesadas, e algumas delas são incrivelmente técnicas. São como álgebra. [Risos] Você precisa de uma calculadora ao ouvir a música. [Risos] E, claro, algumas delas são muito emocionais. É o último capítulo da série ‘Mindcrime’. Então, segue as aventuras do Dr. X, Nikki e Sister Mary, e retoma a história em um ponto específico, meio que dando um zoom sobre o que está acontecendo com eles naquele momento. E eu estou simplesmente apaixonado por isso. Estou muito feliz com tudo até agora, e mal posso esperar para que as pessoas ouçam.”
Perguntado se haverá “algumas dessas interações políticas” dentro dos temas líricos de “Operation: Mindcrime III”, Tate disse: “Ah, acho que sim. Acho que as pessoas poderão perceber pequenas nuanças do que está acontecendo ao redor. E é um momento interessante agora — muito interessante. Especialmente na próxima semana [após as eleições presidenciais dos EUA de 2024], vai ser realmente interessante o que vai acontecer. Então, vamos ver.”