Nicko McBrain, do Iron Maiden, revela que sofreu AVC em janeiro

Nicko McBrain, do Iron Maiden, revelou que sofreu um AVC no início deste ano. O baterista de 71 anos compartilhou a notícia em um comunicado publicado no site oficial do grupo, indicando que o episódio o deixou “paralisado” de um lado do corpo e “preocupado” que sua carreira com a banda havia terminado.

“A razão pela qual estou escrevendo para todos vocês hoje é para informá-los sobre um problema de saúde muito sério pelo qual passei. Em janeiro, tive um AVC, graças a Deus foi um leve, conhecido como um TIA. Isso me deixou paralisado no lado direito do corpo, do ombro para baixo. Claro, estava muito preocupado que minha carreira tivesse acabado, mas com o amor e o apoio da minha esposa, Rebecca, e da família, dos meus médicos, especialmente Julie, minha Terapeuta Ocupacional, e da minha família Maiden, consegui me recuperar até cerca de 70%. Depois de 10 semanas de terapia intensa, estava quase na hora de começar os ensaios para a nossa turnê.”

“Sinto que é importante informar vocês sobre isso agora, em vez de antes, pois estava principalmente preocupado em fazer meu trabalho e concentrar-me em voltar a 100% de forma física. Ainda não cheguei lá, mas pela graça de Deus estou melhorando e ficando mais forte a cada semana.”

O empresário Rod Smallwood acrescentou: “O resto da banda e eu acreditamos que o que o Nicko conseguiu desde seu AVC mostra uma crença e força de vontade incríveis, e todos estamos muito orgulhosos dele. Sinceramente, não sabíamos se ele seria capaz de tocar um show completo até que os ensaios da banda começassem em maio, e houve tanto apoio a ele por parte da banda e depois um alívio genuíno para todos quando vimos que ele seria capaz de fazer isso!”

“Como o Nicko é o Nicko, ele não queria fazer alarde para a turnê na época, mas agora que ele está certo de que logo estará lá, achou que vocês fãs deveriam saber diretamente dele em vez de por rumores! Todos nós, é claro, ficamos encantados por ele ter enfrentado isso tão bem e aguardamos muitas mais turnês juntos, começando com os três shows no Oeste do Canadá e o Power Trip na Califórnia daqui a alguns meses. Mal podemos esperar! Essa turnê é incrível!”

Três anos atrás, McBrain foi diagnosticado com câncer laríngeo em estágio 1 e manteve tudo em grande parte em sigilo. O músico recebeu o diagnóstico de câncer após passar por uma endoscopia no Sylvester Comprehensive Cancer Center, parte do University Of Miami Health System e da Miller School of Medicine. Uma semana depois, o câncer de McBrain foi removido cirurgicamente e agora ele faz check-ups a cada poucos meses para garantir que o câncer não tenha retornado.

McBrain não é o primeiro membro do Maiden a vencer o câncer. Em 2014, Bruce Dickinson foi diagnosticado com câncer de garganta. O cantor, que tinha um tumor do tamanho de uma bola de golfe na língua e outro no nódulo linfático do lado direito do pescoço, recebeu o sinal verde em maio de 2015 após radioterapia e nove semanas de quimioterapia.