Nightwish lança ‘Yesterwynde’ com versão física em CD

Nesta sexta-feira, 20 de setembro, a banda finlandesa Nightwish, uma das maiores referências do metal sinfônico mundial, lança seu décimo álbum de estúdio, “Yesterwynde”. O novo trabalho, que já vinha sendo antecipado com grande expectativa pelos fãs, apresenta uma sonoridade que mantém a essência característica da banda, ao mesmo tempo em que explora novos territórios sonoros. 

A banda é atualmente composta por Tuomas Holopainen (teclados), Floor Jansen (vocal), Emppu Vuorinen (guitarra), Jukka Koskinen (baixo), Kai Hahto (bateria e percussão), e Troy Donockley (uilleann pipes, low whistles, space guitars, guitarras acústicas, bouzouki, bodhran, aerophone e vocais). 

Fruto de três anos e meio de intenso processo criativo, “Yesterwynde” combina elementos progressivos, acústicos e sinfônicos, reforçando a capacidade do grupo de inovar dentro de seu estilo. Segundo o tecladista e principal compositor Tuomas Holopainen, o álbum recebeu mais atenção e cuidado em todos os aspectos do que qualquer outro lançamento anterior da banda. As composições, letras, arranjos e até mesmo a arte da capa e os vídeos foram trabalhados minuciosamente. 

“‘Yesterwynde’ é uma experiência que leva tempo para ser digerida. Os ingredientes carregados das músicas são facilmente reconhecíveis, mas sob a superfície há uma grande quantidade de detalhes intrigantes e características”, descreve Tuomas Holopainen. “É interessante – mas não surpreendente – que ‘Yesterwynde’ tenha atraído uma grande variedade de opiniões. Alguns disseram que é o álbum mais ‘de banda’ até agora. Para alguns, parece ser o lançamento mais pesado e sombrio do Nightwish. Também foi chamado de nosso álbum mais progressivo. E a lista continua.” 

As letras do álbum abordam temas universais como memórias, mortalidade e o papel da humanidade no vasto contexto do tempo, seguindo a trilogia iniciada em “Endless Forms Most Beautiful” (2015) e continuada em “Human. :II: Nature.” (2020). 

Holopainen destaca que Yesterwynde é o álbum mais guiado pelas letras da banda, com uma forte conexão entre as palavras e a música. Além disso, a vocalista Floor Jansen mais uma vez entrega uma performance impecável, trazendo profundidade e emoção às novas canções.