Pestilence regravará clássicos para álbum comemorativo

Os veteranos holandeses do death metal Pestilence regravaram doze hinos emblemáticos de sua carreira de 38 anos para um novo álbum chamado “Levels Of Perception”. Com lançamento previsto para 26 de abril pela Agonia Records, o trabalho será precedido por uma turnê europeia de três semanas, que começa em 3 de abril.

Patrick Mameli — cuja voz, guitarra e habilidades de composição constituem a marca registrada do Pestilence — considera “Levels Of Perception” um testamento ao papel da banda na evolução do death metal.

“Sempre quis fazer um álbum dos melhores sucessos, porque significaria que conquistei algo no passado, algo que ainda tem valor hoje”, reflete Mameli. “Poder escolher entre músicas que compus no passado distante, transportando-as para o agora, com a formação das gravações que consistia em Michiel Van Der Plicht (bateria), Rutger Van Noordenburg (guitarra) e Joost Van Der Graaf (baixo) — achei isso de grande valor e pura grandiosidade.”

A regravação das faixas não só conseguiu dar uma nova vida a elas — metade graças à nova formação, e a outra metade implementando mudanças sutis que refletem a visão madura de Mameli e a estética refinada com anos de experiência — mas também as diferencia de compilações baratas e sem imaginação, unificando o som do álbum como convém a um lançamento completo.

“O título do álbum é ‘Levels Of Perception’. Por quê? Porque é isso que aconteceu com as músicas”, explica Mameli. “Interpretadas por diferentes músicos, com suas próprias visões, habilidades musicais e interpretações, lançando uma nova luz sobre elas. Então, aqui estamos com novos ‘Níveis de Percepção’.”

O Pestilence foi fundado na Holanda em 1986 e é considerado um fenômeno do death metal progressivo, rotulado na mesma escala desafiadora de gênero que Death, Cynic e Atheist. O grupo é liderado pelo fundador, guitarrista e mentor Patrick Mameli, que tem sido o fator de união da banda através de dois rompimentos e reuniões. 

Sendo uma reinvenção e uma confirmação de tudo o que a banda representa desde 1986, o Pestilence está mais do que nunca abrindo novos caminhos e explorando os postos avançados do metal extremo em “Exitivm” (2021) — o último álbum, que chegou a várias paradas da Billboard. Em 2023, a banda remasterizou e relançou seu catálogo clássico, e anunciou “Portals” como o título de seu próximo álbum de estúdio, que está em produção.