Peter Baltes, sobre o Accept: ‘Parecia sempre o mesmo álbum’

Em entrevista ao Metal Rules, o ex-baixista do Accept e atual baixista do U.D.O., Peter Baltes, foi questionado sobre o processo de composição do U.D.O. e como ele se compara ao do Accept. 

“Todos estão envolvidos na composição de músicas no U.D.O. É ótimo porque tantos estilos de composição diferentes se reúnem para criar algo único. No Accept, sempre fui só eu e Wolf [Hoffmann, guitarrista do Accept]. Herman Frank [ex-guitarrista do Accept], Udo [Dirkschneider, ex-vocalista do Accept e atual vocalista do U.D.O.] ou Mark Tornillo [atual vocalista do Accept] não compunham músicas, e é por isso que os álbuns começaram a soar iguais no final. Eu não gostava mais e sentia que estávamos sempre fazendo o mesmo álbum ou conceito repetidamente, apenas com letras diferentes. Eu pensava, tipo, ‘Isso é a mesma coisa. Não está evoluindo.’ Ao contrário, eu ainda cresço como baixista. Eu escuto outros baixistas e outros tipos de música, seja o que for. Eu toco baixo todos os dias porque quero melhorar. O crescimento nunca para.”

Quando Syrjala sugeriu a Baltes que o primeiro álbum do Accept com Tornillo, “Blood Of The Nations” de 2010, é “incrível”, Peter disse: “‘Blood Of The Nations’ foi diferente porque todo o material que escrevi para o álbum acumulei ao longo dos anos. Uma vez que acabou, tivemos que compor o próximo álbum do zero, e só tínhamos um ano, e assim por diante.”

Voltando ao seu envolvimento com o U.D.O., Baltes disse: “Com o U.D.O., vamos ver como vai ser, mas eu realmente espero que possamos capturar a essência da banda como ela é agora. Acho que é bem diferente do que era antes. Tenho um estilo completamente diferente dos baixistas que tinham antes. Isso não significa que seja melhor; só estou dizendo que meu estilo é diferente. Eu tento tocar as músicas como eu as tocaria, então eu apenas faço isso. Minha composição dá um toque levemente diferente, e veremos se podemos capturar isso da próxima vez.”

Um novo álbum do U.D.O., “Touchdown”, com Baltes no baixo, foi lançado em agosto de 2023 pela Atomic Fire Records.