Sabaton já está trabalhando em material novo, diz Joakim Brodén

Em entrevista ao programa “Wired In The Empire” da 96.7 KCAL-FM, o vocalista do Sabaton, Joakim Brodén, foi questionado sobre o andamento das sessões de composição para o próximo álbum da banda, sucessor de “The War to End All Wars” de 2022.

“Sim, estamos sempre trabalhando em novo material, parece. Quero dizer, quando terminamos um álbum, eu penso, ‘Dane-se. Não quero compor música por um tempo agora.’ Mas lá estou eu, três meses depois, escrevendo novas músicas. Talvez eu esteja sentado com um dos guitarristas em turnê algum dia, e ficamos entediados num dia de folga porque não havia muito o que fazer. Era domingo. Tudo estava fechado. Então, pegamos nosso equipamento e começamos a criar uma música porque é melhor do que não fazer nada.”

Ele continuou: “Já temos algum material. Então, não é como se, depois disso, fôssemos tirar uma pausa e depois começar a escrever. Já estamos trabalhando nisso.”

Elaborando sobre como ele se sente após a conclusão de um álbum, Joakim disse: “Para mim, quando um álbum está pronto, eu — desculpe dizer — odeio pra caralho, porque o primeiro processo… E eu não sou o único compositor da banda, mas sou quem escreve a maior parte da música. E estou envolvido nas letras ou em quase todas as músicas de forma musical. Então, passo meses no estúdio escrevendo, sozinho ou com alguém, depois preparando todas as pré-produções, o que é eu de novo, limpando as gravações e decidindo o que vamos fazer, colocando tudo junto e entregando para todos da banda para que possam praticar. Depois vamos para o estúdio. E eu sou a constante no estúdio, mantendo tudo sob controle, garantindo que tudo esteja [como deveria estar], junto com o produtor. Então, estou lá para toda a gravação. Depois, faço uma pequena pausa, e então o engenheiro de áudio começa a mixagem. E aí eu volto para a mixagem. E nesse ponto, já estou cansado das músicas. E tudo o que você faz a partir daí é tentar encontrar problemas e erros. O que deu errado? O que está errado aqui? Precisamos refazer algo? Deveríamos consertar alguma coisa? Ah, isso está muito alto? Precisamos equalizar? Então, nesse ponto, eu já me programei para só ouvir os problemas com o álbum. Então, quando o master está pronto, eu odeio pra caralho. Estou tão cansado daquela música. Então, vai demorar um ou dois anos até que eu consiga, de forma objetiva, ouvi-la de novo.”

Atualmente, o Sabaton está servindo como banda de apoio principal para o Judas Priest na turnê norte-americana da icônica banda de heavy metal, no outono de 2024.