Soulfly lança clipe de ‘Superstition’ gravado ao vivo

O Soulfly lançou o vídeo ao vivo oficial de “Superstition”, o primeiro single do 12º álbum da banda, “Totem”, lançado em agosto de 2022 pela Nuclear Blast. O sucessor de “Ritual” de 2018 foi gravado no Platinum Underground em Mesa, Arizona, por John Aquilino e Arthur Rizk com a assistência de John Powers.

Em relação aos temas líricos abordados em “Totem”, Max Cavalera disse ao The Bogcast: “‘Superstition’ foi inspirada nas Superstition Mountains [localizada no Arizoa, EUA]. Acabei lendo bastante sobre isso e sobre o Lost Dutchman inteiro. Muitas pessoas morreram lá. É um lugar realmente misterioso e místico, então eu meio que fiz as letras conectadas a isso, o que foi bem legal. No refrão, diz ‘Superstition é mais dura que pedra’. Estou me referindo à própria montanha. É uma montanha difícil. Ela esteve lá para sempre e provavelmente estará lá até o fim dos tempos.”

“Todo o álbum foi inspirado pela natureza. É por isso que se chama ‘Totem’. Não sei se vocês viram a capa, mas temos esse totem com diversos animais nele. Supostamente, são um pouco nossos animais espirituais e nossos signos. Tem quase como um leão misturado com um javali e uma cabra com chifres. E tem uma coruja e uma águia em cima dele. E é na floresta. Então, sim, o álbum foi inspirado pela natureza — os espíritos na natureza”, acrescentou Cavalera. 

“Acho isso fascinante. Eu amo isso. Acho que o deserto é muito espiritual e muito misterioso. E também a floresta. Fazemos muitos shows, então vamos para a Islândia e Noruega, e todos nós vemos essas florestas lindas. Então, muito do álbum foi inspirado, acho que poderia chamar de adoração à natureza, quase como um deus. Muitos nativos têm essa crença — que a natureza é como um deus que você adora. Então acho que isso se tornou o ponto focal do álbum. Definitivamente, há músicas que tratam de diferentes temas nele. Tem uma música muito legal que é contra o câncer. Perdemos tantas pessoas boas para o câncer. Lembro-me quando estava escrevendo o álbum, L.G. [Petrov] do Entombed faleceu, e Chuck [Schuldiner] do Death [faleceu há 20 anos], e também familiares que sucumbiram ao câncer. E então eu pensei: ‘Quero escrever uma música contra o câncer’, uma carta tipo ‘foda-se, câncer’, como uma carta para o câncer: ‘Foda-se. Você não vai derrubar todos nós. Vamos lutar contra você.’ Chama-se ‘Scouring The Vile’. Essa é uma das músicas mais pesadas do álbum. Também tem uma que é meio sobre a sociedade em geral, chamada ‘Filth Upon Filth’. É muito influenciada por ‘Reign In Blood’; eu estava ouvindo muito ‘Reign In Blood’ quando escrevi essa música. O ritmo dela tem um groove muito matador do Slayer.”

O atual guitarrista principal do Soulfly é Mike DeLeon, que entrou para a banda no início de 2023. Antes de se juntar ao Soulfly, DeLeon foi membro da banda solo do cantor do Pantera, Philip Anselmo, chamada Philip H. Anselmo & The Illegals, na qual ele entrou em 2015 como substituto de Marzi Montazeri. Mais recentemente, Mike substituiu Zakk Wylde no primeiro ensaio para os shows de outono de 2022 do Panera.

Em agosto de 2021, o Soulfly se separou do guitarrista de longa data Marc Rizzo devido a diferenças pessoais. Dino Cazares do Fear Factory tocou guitarra para o Soulfly nos shows da banda em 2021 e 2022.