Steve Harris compõe material para 3º álbum do British Lion

Em entrevista à Heavy, da Austrália, Steve Harris, baixista e fundador do Iron Maiden, foi questionado se já havia começado a trabalhar no terceiro álbum de seu projeto paralelo, British Lion. 

“Já temos duas músicas novas no set. Fizemos muitas músicas novas antes do álbum ‘The Burning’. Nós as tocamos ao vivo bastante — provavelmente dois terços do álbum, na verdade, tocamos ao vivo antes mesmo de gravá-lo. Então, agora temos duas músicas novas no set e vamos continuar adicionando novas músicas conforme forem surgindo. Essa é a ideia, de qualquer forma.”

Em uma entrevista separada para o Spotlight Report, Harris falou sobre as diferenças na direção musical do British Lion em comparação com o Iron Maiden. 

“As músicas no British Lion são impulsionadas pelo Richard [Taylor, vocalista] e os caras, então vai ser diferente. Depois eu entro e me envolvo com esse material em diferentes aspectos. Como é conduzido por eles, vai ser diferente de qualquer maneira. Quero dizer, isso meio que começou como algo mais parecido com UFO, que também influenciou o Maiden, mas o Maiden também tinha muito mais influências de prog e todo tipo de outras influências também. British Lion é mais como uma banda de rock com melodias muito fortes, e o estilo de cantar do Richie é muito, muito diferente do Bruce [Dickinson]. Eu acho que ele é um ótimo cantor.”

Ele acrescentou: “British Lion não é realmente uma banda de metal, sabe? Quero dizer, é apenas uma banda empolgante. Eu gosto de tocar no British Lion tanto quanto eu quero.”

O segundo álbum do British Lion, “The Burning”, foi lançado em janeiro de 2020 nos formatos CD digipack, vinil duplo em gatefold e download digital pela Explorer1 Music (E1). O LP foi gravado e mixado no Barnyard Studios por Tony Newton e produzido pelo próprio Steve Harris.