Steven Wilson, do Porcupine Tree, lança ‘The Harmony Codex’

“The Harmony Codex” é o sétimo álbum de um dos talentos mais singulares do Reino Unido. Ouvir “The Harmony Codex” é se perder em um desenho de Escher feito exclusivamente com som. Ao longo das dez faixas do álbum, Steven Wilson navega por um emaranhado de lembranças e conduz o ouvinte por caminhos onde se alongam as sombras lançadas pela reflexão, pelo remoer de lembranças e pelo arrependimento. 

Embora “The Harmony Codex” remeta a discos do passado recente de Steven Wilson, às vezes ecoando o estrondo paranoico de “Insurgentes”, de 2008, a eletrônica cristalina de “The Future Bites”, de 2021, e a narrativa expansiva de “The Raven That Refused To Sing (and Other Stories)”, de 2013, no novo álbum ele conseguiu criar algo totalmente único, um disco que existe fora da noção de gênero. 

“The Harmony Codex” também será lançado como uma edição limitada de 3 discos de luxo com capa dura.  Além de um CD, o conjunto inclui “Harmonic Distortion”, uma versão reimaginada do álbum, de 77 minutos, com versões alternativas e remixes de Manic Street Preachers, Roland Orzabal (Tears for Fears), Mikael Åkerfeldt (Opeth), Interpol, Meat Beat Manifesto, Faultline e Radiophonic Workshop.  

O terceiro disco é uma versão de luxo do BluRay, com mixagens estéreo 96/24 de alta resolução, surround 5.1 e Dolby Atmos do The Harmony Codex, dois vídeos e mixagens instrumentais exclusivas do álbum completo de 65 minutos em estéreo 96/24 de alta resolução, surround 5.1 e Dolby Atmos.  

O livro de capa dura de 100 páginas tem design de Carl Glover e a impressionante arte de Hajo Mueller, meticulosamente criada em um período de 18 meses em estreita colaboração com Steven durante a produção do álbum.

Steven Wilson é um artista e produtor baseado no norte de Londres. Seu último álbum, “The Future Bites”, de 2021, alcançou o 4º lugar nas paradas do Reino Unido e foi indicado para dois Grammys. Ele também é membro fundador do grupo Porcupine Tree, cujo mais recente álbum, “Closure/Continuation”, de 2022, ficou em segundo lugar nas paradas. Steven Wilson também recebeu várias indicações ao Grammy por seu trabalho de áudio espacial, tendo recentemente remixado artistas como Chic, King Crimson, ABC, Roxy Music, A Ha, Suede, Tears for Fears e Guns N’Roses.

Foto: Haji Mueller / Divulgação