Veja como foi o Graspop Metal Meeting 2024, na Bélgica

O Graspop Metal Meeting 2024 (20 a 23 de junho) em Dessel, Bélgica, começou tão úmido quanto uma floresta tropical, mas isso não fez nada para diminuir o ânimo das hordas de metal. Quatro dias depois, enquanto a 27ª edição do principal festival de metal da Bélgica chega ao fim, é seguro dizer que foram mais quatro dias extremamente bem-sucedidos. Cabeças balançaram, mosh pits explodiram, espíritos metaleiros afins se uniram e, acima de tudo, uma torrente de performances memoráveis levou os fiéis do metal ao êxtase.

Como nas edições recentes, o GMM2024 estava completamente esgotado, e a arena encharcada recebeu cerca de 55 mil entusiastas da música por dia, que absorveram tanto os clássicos familiares quanto os talentos emergentes.

Nomes conhecidos como Judas Priest, Scorpions, Alice Cooper e Deep Purple conhecem bem o terreno em Dessel, mas, como todos os anos, o festival prestou atenção especial à nova geração de heróis do metal. Polyphia, Slaughter to Prevail e Wargasm foram apenas alguns dos atos que fizeram sua estreia no Graspop este ano. Bandas locais também entregaram performances de destaque. Stake passou por lá para celebrar seu 20º aniversário no enorme South Stage. Foi uma ocasião particularmente emocionante, pois o guitarrista Cis Deman deixará a banda em breve para perseguir seu Sonho Americano.

A estreia de Brutus no Graspop desafiou a resistência do Metal Dome lotado, e a banda foi recebida de forma triunfante. Menção honrosa vai para o primeiro show do Tool no GMM. Os americanos de prog metal encerraram o primeiro dia do festival em grande estilo, com uma exibição musical e visual que deixou o público boquiaberto. As sensações do metalcore Bring Me The Horizon adicionaram uma quarta participação ao seu currículo no GMM. No sábado, marcaram seu primeiro slot como headliners aqui, e os nativos de Sheffield retribuíram essa confiança. 

Não há como negar: nosso festival de metal favorito já teve edições muito mais secas e menos lamacentas. Felizmente, os fiéis do Graspop são o público mais compreensivo do mundo. Quinta e sexta-feira viram uma proliferação de botas de borracha e capas de chuva, enquanto as massas metaleiras encaravam as condições meteorológicas com tranquilidade. Depois da chuva, vem o sol e, como esperado, no sábado e domingo o sol afastou quaisquer nuvens remanescentes. Após um começo úmido e lamacento, foi uma sensação maravilhosa poder concluir o festival sob um céu ensolarado. 

Fiel ao seu lema “stay metal, stay safe & take care”, a equipe do GMM fez de tudo para minimizar os inconvenientes meteorológicos. Além de caminhões carregados de palha e feno na arena do festival, uma série de medidas preventivas foram tomadas para proporcionar aos frequentadores uma experiência inesquecível.

 

Com os estacionamentos fechados durante todo o fim de semana devido às fortes chuvas das últimas semanas, foi necessário um esforço conjunto para criar um novo plano de mobilidade. Um total de 75 ônibus extras foram implantados para a zona ‘Kiss & Ride’ e estacionamentos mais distantes. Os visitantes atenderam aos repetidos apelos dos organizadores para virem de bicicleta: todos os dias, o estacionamento gratuito para bicicletas nas proximidades do festival acomodou mais de 12 mil bicicletas, um aumento de 60% em relação ao ano passado! Os visitantes também fizeram bom uso das outras alternativas oferecidas, como o ‘Park & Bike’ e ‘Park & Train’. 

Este ano, o camping Boneyard recebeu, entre outras coisas, um supermercado e uma barbearia, mas, infelizmente, a mãe natureza também deixou sua marca aqui, com várias poças grandes. Nos bastidores, nenhum esforço foi poupado para ajudar os campistas afetados, se necessário. O recorde mundial não oficial para o maior secador do mundo foi quebrado: os campistas puderam secar suas roupas em um grande salão com suprimento constante de ar quente. Em conjunto com o município de Dessel, foi fornecido abrigo para os metaleiros cujas tendas foram inundadas, e as estações aquecidas da Cruz Vermelha, tanto na arena do festival quanto no camping Boneyard, foram consideravelmente ampliadas.

Durante o festival, o prefeito de Dessel, Kris Van Dijck, convocou os moradores da cidade a fazerem os muitos Graspoppers se sentirem o mais bem-vindos possível. Em uma demonstração comovente de solidariedade, muitos moradores deram aos frequentadores do festival acesso às suas calçadas para que pudessem estacionar seus carros ou até mesmo montar suas tendas. 

Ah, uma última coisa: marquem em seus calendários porque a próxima edição do Graspop Metal Meeting acontecerá de 19 a 22 de junho de 2025!