Vídeo: Alex Lifeson ensina a tocar solo de clássico do Rush

No primeiro episódio da nova série de podcasts “Shred Com Shifty”, que conta com o apresentador e guitarrista do Foo Fighters, Chris Shiflett, aprendendo uma lição de primeira fila com nossos heróis favoritos da guitarra, Shiflett aprende o solo de “Limelight” do Rush com a ajuda do homem que o escreveu, Alex Lifeson. Segundo Shiflett, o solo de Lifeson na música “faz exatamente o que um ótimo solo deve fazer. É uma mudança de cena, é emocional, cresce e sim, ele arrebenta!”

Shiflett relembra que, em contexto, tanto “Limelight” quanto “Moving Pictures”, o álbum do Rush lançado em 1981 que contém a música, foram desvios estilísticos e estruturais do repertório do rock’n’roll da época.

Lifeson se junta a Shiflett em um estúdio meticulosamente mantido que ele construiu em seu apartamento (“Sou virginiano”, admite Lifeson) e fala sobre influências iniciais como Allan Holdsworth, Jeff Beck e Andy Summers.

O primeiro solo que ele aprendeu foi o de “Spoonful” do Cream, mas mesmo depois do sucesso internacional do Rush, ele diz que nunca se sentiu confiante em sua habilidade. 

“Sempre fui um pouco inseguro em relação à minha forma de tocar”, diz ele. “Sempre senti que poderia ser melhor do que eu era.”

E apesar das infamemente complexas estruturas musicais do Rush e da técnica deslumbrante de cada membro, Lifeson lembra que ocasionalmente ocorriam alguns “desastres” no palco. “Com a nossa música, se você se perdesse, cara, era difícil voltar”, ele sorri.

Enquanto as memórias das sessões de “Limelight” são imperfeitas (“Isso foi há 43 anos. Não consigo me lembrar das coisas de 40 minutos atrás”, brinca Lifeson), o guitarrista lembra que usou uma Stratocaster modificada com uma alavanca de vibrato para gravar o solo da música em cinco ou seis takes, que o baixista e vocalista Geddy Lee e o produtor Terry Brown então combinaram na versão final. A ideia era criar um solo que refletisse o isolamento e a fragilidade de “viver sob os holofotes”.

“Shred Com Shifty” é produzido por Jason Shadrick, Chris Shiflett, a empresa líder de podcasts musicais Double Elvis e Volume.com, juntamente com a Premier Guitar.