Dark Angel toca música nova pela 1ª vez depois de 30 anos
Os veteranos do metal da Califórnia, DARK ANGEL, que se reuniram recentemente, irão tocar músicas novas pela primeira vez desde 1991 durante o show no dia 29 de janeiro de 2025, no Whisky A Go Go, em West Hollywood, Califórnia.
Em julho deste ano, o DARK ANGEL entrou oficialmente em estúdio para começar a gravar seu tão aguardado novo álbum. Dois meses antes, o baterista do DARK ANGEL, Gene Hoglan, disse ao Rocking With Jam Man que vinha “trabalhando diligentemente nos últimos dois anos em alguns projetos que, eu acho, vão deixar os fãs do DARK ANGEL muito felizes. Então, pessoal, tenham paciência”, ele disse. “Eu só não quero anunciar algo de forma vaga e, depois, ver circunstâncias fora do meu controle atrasarem tudo. Quero poder dizer: ‘Sim, esta é uma data sólida que podemos anunciar para as pessoas, e vamos cumprir essa data.’ É isso que eu quero. Então, fiquem atentos, pessoal.”
Perguntado como tem sido criar novas músicas para o DARK ANGEL mais de 30 anos após o lançamento do último álbum da banda, “Time Does Not Heal”, de 1991, Gene respondeu: “Bem, isso é uma coisa. Tivemos uma escolha. Eu tinha um álbum inteiro do DARK ANGEL escrito, pronto para começar a ser gravado após o ‘Time Does Not Heal’, mas as circunstâncias levaram a banda a se dissolver. Então, eu tinha muito material escrito. E quando [o guitarrista do DARK ANGEL] Jim Durkin e eu — Jim não está mais conosco, mas quando reformamos o DARK ANGEL, começamos a conversar sobre o futuro. Discutimos: ‘Queremos escrever material novo? Eu tenho algumas ideias, Gene, e você provavelmente tem algumas ideias também.’ E eu tinha várias músicas que enviei para o Jim. Quando ele ouviu — enviei em um CD — ele ficou impressionado e disse: ‘Meu Deus, aqui está o nosso novo álbum. Esse será nosso próximo disco. Com certeza.’ Ele ficou muito empolgado com esse material. Mas eu disse: ‘Ei, Jim, sabe de uma coisa? Me sinto muito confiante nas minhas habilidades de composição, e as músicas que estou ouvindo de você agora estão incríveis. Que tal escrevermos coisas novas juntos, começarmos a criar material inédito?’ E foi por esse caminho que seguimos.”
Ele continuou: “Para os meus elementos do que eu queria que o DARK ANGEL soasse, Jim Durkin é uma enorme influência no meu estilo de composição. Então eu queria que isso tivesse muita influência do Jim Durkin. Em termos de riffs, não há tantos do Jim quanto esperávamos, mas a presença dele está em todo o novo material do DARK ANGEL em que venho trabalhando. Ele é uma enorme influência na guitarra para mim, assim como para muitas outras pessoas. Então, definitivamente haverá uma forte influência do Jim Durkin. E eu só quero escrever um álbum de metal incrível. O que tentei fazer não foi voltar 35 ou 37 anos atrás, a ‘Darkness Descends’ ou mesmo ‘We Have Arrived’, aqueles primeiros álbuns, ou ‘Leave Scars’ ou ‘Time Does Not Heal’. Não tentei duplicar nada de nenhum desses álbuns, mas tentei me colocar na mentalidade de ‘e se o DARK ANGEL tivesse continuado escrevendo álbuns pelos últimos 30 e tantos anos, 32, 33 anos, onde estaríamos agora?’ Esse tem sido meu enfoque no novo material do DARK ANGEL.”
Durkin faleceu em 8 de março de 2023, aos 58 anos. Membro original do DARK ANGEL, Durkin tocou nos três primeiros álbuns da banda — “We Have Arrived”, de 1985, “Darkness Descends”, de 1986, e “Leave Scars”, de 1989 — antes de sair do grupo em 1989. Ele fez parte da formação do DARK ANGEL quando a banda se reuniu em 2013 e vinha tocando com eles, de forma intermitente, desde então.

