Grave reúne formação clássica de 1991 em Estocolmo: assista
Em agosto do ano passado, foi anunciado que a formação original de 1991 dos pioneiros suecos do death metal GRAVE — Ola Lindgren (guitarra, vocais), Jörgen Sandström (vocais, guitarra), Jens “Jensa” Paulsson (bateria) e Jonas Torndal (baixo) — iria se reunir para uma série de shows em 2025, nos quais eles apresentariam “um set exclusivo old school” com material dos três primeiros álbuns clássicos do GRAVE: “Into The Grave”, de 1991, “You’ll Never See…”, de 1992, e “Soulless”, de 1994. O primeiro show aconteceu na noite de ontem (sábado, 5 de abril), no Kulturhuset em Estocolmo, Suécia.
Alguns dias após o anúncio da reunião da formação de 1991 do GRAVE, Lindgren usou as redes sociais da banda para oferecer “alguns esclarecimentos” sobre o que os próximos shows irão envolver. Ele escreveu: “Muito obrigado a todos que comentaram o anúncio da semana passada e que estão tão empolgados com isso quanto nós. Vamos esclarecer um pouco sobre o que essa ‘reunião’ significa. No começo deste ano, fui procurado pelos outros 3 membros originais para uma reunião. Isso resultou no plano de fazermos alguns ensaios por diversão, para ver, antes de tudo, se éramos capazes, e claro, se ainda curtíamos tocar juntos.”
“Eu diria que tocar juntos depois de todas essas décadas superou muito as expectativas de todos, então decidimos tentar agendar alguns shows, e aqui estamos. Inicialmente, o plano é fazer apresentações em festivais durante 2025. No momento, não há planos para fazer turnê ou gravar material novo com essa formação, mas quem sabe onde isso pode nos levar…”
“O GRAVE que implodiu no ano passado não está morto e enterrado, apenas foi colocado em pausa. Tomas [Lagrén, baterista] definitivamente não foi demitido da banda, e será decisão dele se quiser fazer parte de quaisquer empreitadas futuras do GRAVE quando chegar a hora.”
Uma das primeiras bandas de death metal da Suécia, ao lado de NIHILIST, MORBID e TREBLINKA, o GRAVE lançou sua primeira demo em 1986 com o nome de CORPSE, antes de mudarem para GRAVE em 1988. O álbum de estreia do GRAVE, “Into The Grave”, foi lançado em agosto de 1991 pelo então jovem selo Century Media.

