Poucas bandas vivem da música, lamenta Adrian Smith, do Maiden
Em uma nova entrevista para Paul Salfen, da AMFM Magazine, o guitarrista do IRON MAIDEN, Adrian Smith — que também toca guitarra e canta no SMITH/KOTZEN — foi questionado sobre qual conselho daria a músicos jovens que querem entrar no mercado. Ele respondeu:
“Bem, toque o quanto quiser. Você pode se divertir, ter uma banda. Se você quer fazer disso sua vida, aí é outra coisa. Você precisa realmente se dedicar. E pode acabar gastando o que algumas pessoas consideram os melhores anos da sua vida — do fim da adolescência até os 20 e poucos anos — tentando conseguir e não conseguindo. Dependendo do que você considera ‘conseguir’. Se for ganhar dinheiro, pouquíssimas pessoas conseguem, a não ser que você esteja em uma banda de Top 40. E se quiser apenas ser um músico profissional, você pode aprender a ler partitura, fazer gravações como freelancer. Mas estar em uma banda… isso é um percentual minúsculo de pessoas em uma banda bem-sucedida que realmente ganha dinheiro. Mesmo bandas que hoje têm músicas de sucesso estão tendo dificuldade em ganhar dinheiro, porque ninguém compra mais disco, pra falar a verdade. E o dinheiro é pouco. Então é muito, muito difícil. Mas, acho que é um processo, e esse processo meio que forma ou elimina aqueles que persistem. Você quase precisa de um patrocinador também, porque custa dinheiro colocar uma banda na estrada. Antigamente, uma gravadora patrocinava a banda e adiantava uma grana até ela começar a lucrar. É difícil. Mas, se você realmente vai fazer isso, então acho que nada vai te impedir.”
O segundo álbum do SMITH/KOTZEN, “Black Light/White Noise”, foi lançado pela BMG em 4 de abril. O disco — mixado por Jay Ruston (ANTHRAX, STEEL PANTHER) — marca mais uma vez a parceria de Smith com Richie Kotzen (THE WINERY DOGS), com quem divide os vocais e as guitarras.
Smith nasceu em Hackney, no leste de Londres, em 27 de fevereiro de 1957. Ele entrou no IRON MAIDEN no final de 1980. Adrian é o integrante da banda que mais colaborou em projetos paralelos fora do IRON MAIDEN, além de ter escrito e gravado uma série de álbuns no início dos anos 1990, antes de retornar ao grupo. O IRON MAIDEN já vendeu 100 milhões de álbuns e faz turnês pelo mundo se apresentando para milhões de fãs. No palco, Adrian usa guitarras Jackson e Gibson. Fora dos palcos, é um ávido jogador de tênis. No entanto, sua principal paixão é a pescaria.

