Morre Rick Derringer aos 77 anos, na Flórida
Rick Derringer, que emplacou um sucesso número 1, “Hang On Sloopy”, em 1965 com sua banda The McCoys enquanto ainda era adolescente, morreu no último dia 26 de maio de 2025. A notícia da morte do proeminente guitarrista-vocalista-compositor-produtor aos 77 anos em uma UTI em Ormond Beach, Flórida, foi anunciada por seu amigo próximo, Tony Wilson, em 27 de maio.
A esposa do músico, Jenda Derringer, disse ao TMZ que seu marido morreu pacificamente após ser retirado do suporte de vida na noite de segunda-feira. Uma causa da morte não foi revelada, embora tenha sido noticiado que Derringer sofreu um episódio relacionado ao coração no Memorial Day.
Derringer nasceu Richard Dean Zehringer em Celina, Ohio, em 5 de agosto de 1947, e cresceu na cidade de Fort Recovery, Ohio. Ele se mudou novamente para Union City, Indiana, durante a adolescência. Seu nome artístico Rick Derringer foi uma variação natural de seu sobrenome, inspirado na pistola no logotipo da Bang Records, gravadora da banda.
“Hang on Sloopy” foi escrita por Wes Farrell e Bert Berns em 1964 e originalmente intitulada “My Girl Sloopy”. Foi um sucesso no Top 40 para o grupo de R&B The Vibrations naquele ano e depois se tornou popular entre as bandas de garagem da época; os Yardbirds a gravaram com o guitarrista Jeff Beck. No início de 1965, o então líder do Rick and the Raiders, Zehringer, de 17 anos, gravou seu vocal principal enquanto eles estavam em turnê com a banda de rock de Nova York The Strangeloves. Quando a Bang lançou o single, o nome do grupo foi mudado para The McCoys para evitar confusão com o mais popular Paul Revere and the Raiders.
Depois de emplacar mais alguns sucessos com covers de “Fever” e “Come On, Let’s Go”, e mais alguns anos de turnê, The McCoys evoluiu para o “And” na banda Johnny Winter And. Em 1970, Winter gravou um número cativante escrito por Derringer intitulado “Rock and Roll, Hoochie Koo”. Quando Derringer a gravou em seu álbum de estreia solo de 1973, “All American Boy”, a música alcançou o 23º lugar na Hot 100. A reprodução contínua da música ajudou-a a alcançar o status de um clássico padrão do rock. [A música também apareceu no álbum ao vivo de Edgar Winter, “Roadwork”].
Derringer produziu e tocou no aclamado álbum de 1972 de Edgar Winter, “They Only Come Out at Night”, que incluía um par de faixas célebres: o single instrumental, “Frankenstein”, que se tornou um surpreendente sucesso número 1, e “Free Ride”.

