Firewind está compondo o novo álbum, garante Gus G
Em uma nova entrevista com Dark Macek, do podcast Brutally Delicious, o guitarrista do FIREWIND, Gus G., falou sobre as atividades de turnê da banda em apoio ao álbum “Stand United”, lançado em março de 2024 pela AFM. Ele disse: “Já faz pouco mais de um ano [desde que lançamos o LP]. Basicamente, fizemos uma turnê bem intensa para esse álbum. Entramos em turnê logo após o lançamento. Acho que no ano passado fizemos cerca de 80 shows, ou 70-80 shows, algo assim. Cara, ficamos na estrada por cinco meses. Mas fizemos uma turnê europeia, fizemos uma turnê principal americana, o que não fazíamos há 13 anos. Fizemos uma turnê de apoio onde apoiamos o DRAGONFORCE logo após a pandemia, mas nossa própria turnê principal não fazíamos desde 2011. E sim, fizemos isso. Fomos para a Ásia. Depois fizemos outra turnê na Europa. Então fizemos muita coisa. Fizemos uma turnê no Reino Unido. Acabamos de encerrar as coisas em fevereiro passado; foi quando a turnê mundial oficialmente meio que terminou.”
Perguntado se este é o fim do ciclo do álbum “Stand United”, Gus disse: “Acho que sim, sim. Este ano estamos pegando leve para que possamos escrever o próximo [álbum]. E estamos fazendo apenas alguns festivais espalhados aqui e ali neste verão. Este é, na verdade, o primeiro festival de verão oficial para nós [no Mad With Power em Madison, Wisconsin, no início de junho], e então com o FIREWIND temos mais quatro shows na Europa ainda neste verão [do Hemisfério Norte].”
Quando o entrevistador observou que uma banda como o BLACK SABBATH também teve muitas mudanças de vocalista ao longo dos anos, mas de alguma forma conseguiu manter uma sonoridade característica, Gus concordou. “É um exemplo muito bom, na verdade”, disse ele. “E o BLACK SABBATH é sempre a minha banda de referência, porque [Tony] Iommi sempre teve muitos problemas com a posição de vocalista em sua banda, e eu também. Mas eu sempre olhei para a história: o que Lord Iommi fez naquela época? O que ele fez? E o que Tony Iommi faria nessa situação? E ele sempre voltava com outro vocalista incrível.”
“Não me importa o que as pessoas digam, mas acho que, em termos de BLACK SABBATH, o pior álbum deles, por assim dizer, ainda é, em comparação, muito melhor do que a maioria dos álbuns de metal por aí”, explicou Gus. “As coisas que o cara escreve são simplesmente insanas. Então, depende da era que você gosta, é claro. Eles têm diferentes eras — os álbuns dos anos 80 e 90, e os anos 70, claro, são o material clássico com Ozzy [Osbourne].”

