Membros do Jane’s Addiction processam Farrell por agressão
De acordo com a Rolling Stone, os membros do JANE’S ADDICTION, Dave Navarro, Eric Avery e Stephen Perkins, entraram com um processo contra o vocalista Perry Farrell, alegando que uma briga no palco entre Farrell e Navarro em setembro passado resultou no cancelamento de sua turnê norte-americana e de um álbum planejado. Navarro também está processando Farrell por agressão relacionada ao incidente.
A queixa, apresentada na quarta-feira (16 de julho) no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, alega que o grupo perdeu mais de US$ 10 milhões como resultado do cancelamento da turnê.
“A banda não pode mais funcionar como resultado da conduta do Réu, incluindo seus surtos repentinos e violentos e a incapacidade demonstrada de atuar como frontman e vocalista da banda”, diz a queixa. “Os danos físicos, emocionais e financeiros que o Réu causou impactaram profundamente os Autores, suas famílias e seus entes queridos, e é hora de o Réu enfrentar as consequências de suas ações e ser responsabilizado.”
Os membros do JANE’S ADDICTION também alegam no processo que Farrell muitas vezes não conseguia se apresentar no palco devido ao seu consumo de álcool.
“Os Autores (e outros presentes) observaram durante a turnê que Perry regularmente aparecia no palco em um estado avançado de embriaguez”, diz a queixa. “Ele frequentemente bebia vinho no palco e arrastava as palavras. Perry frequentemente fazia divagações longas e incoerentes entre as músicas sem nenhum propósito aparente, a não ser para sua própria diversão. Os problemas com a performance de Perry muitas vezes pioravam à medida que a noite avançava e ele ficava mais embriagado.”
Christopher Frost, o advogado que representa a banda, disse em um comunicado à Rolling Stone: “Dave Navarro, Eric Avery e Stephen Perkins tinham grandes esperanças de que poderiam capturar o espírito puro dos primeiros dias da banda e desenvolvê-lo. Inicialmente eles fizeram isso, no estúdio e no palco. Mas… eles o fizeram com um quarto companheiro de banda que estava ora indisposto, ora incapaz de se apresentar em um nível razoável e que repetidamente ameaçava atrapalhar a turnê.”
O advogado acrescentou que Farrell “abruptamente e unilateralmente encerrou todos os planos para um renascimento do JANE’S ADDICTION” após o incidente mencionado e “deixou seus companheiros de banda com o ônus de uma turnê e um contrato de gravação não cumpridos… Dave, Eric e Stephen nunca quiseram que isso chegasse a esse ponto. Mas eles foram prejudicados, querem que a história precisa seja contada, e merecem uma resolução.”
O show do JANE’S ADDICTION em 13 de setembro de 2024 no Leader Bank Pavilion em Boston terminou abruptamente depois que Farrell esbarrou o ombro em Navarro antes de aparentemente gritar com o guitarrista. Navarro então colocou uma mão entre ele e Perry antes que Farrell parecesse dar um soco nele. Outro homem então pulou entre eles, separando a briga.
Poucos dias depois, o JANE’S ADDICTION anunciou que estava cancelando o restante das datas de sua turnê após o incidente. A banda disse que “tomou a difícil decisão de tirar um tempo como grupo”, cancelando assim o restante das datas de sua turnê. Pouco tempo depois, Navarro, junto com o baterista Stephen Perkins e o baixista Eric Avery, publicou uma declaração conjunta em suas respectivas contas do Instagram na qual diziam que o cancelamento da turnê é resultado de um “padrão contínuo de comportamento e das dificuldades de saúde mental de nosso vocalista Perry Farrell.”

